terça-feira, 27 de março de 2012

E viva a arte! - 27 de março: Dia do Teatro e Dia do Circo



Hoje, dia 27 de março, é Dia do Teatro e Dia do Circo!

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O teatro nasceu há mais de 2.500 anos, e os povos da Grécia antiga transformaram a encenação informal em arte, criando os primeiros espaços destinados às apresentações de teatro. A civilização grega produziu obras que têm valor permanente, fazem parte da nossa cultura e são representadas até hoje. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são considerados os maiores autores da tragédia grega. O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, e logo depois surgiu a comédia. Hoje, temos diversos tipos de espetáculos nos teatros do Brasil e do mundo. Além dos gêneros tradicionais (tragédia e comédia), hoje há peças de musicais, suspense, ficção, drama, apresentações de ópera etc. Se você gosta de se apresentar e encenar, entre em um curso de teatro. Ele é fundamental na formação de atores, além de ajudar na autoestima e timidez dos alunos.

Já o Dia do Circo foi criado para homenagear o palhaço brasileiro Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolim, que comandou o circo de mesmo nome por mais de 30 anos. A data foi escolhida por conta do dia de seu nascimento: 27 de março de 1897. Seu grande sonho era montar uma escola circense, mas infelizmente Piolim faleceu antes que esse sonho se realizasse. Entretanto, hoje existem dezenas de escolas circenses por aí. Se você deseja um hobby que lhe dê elasticidade corporal e que melhore o seu astral, procure uma aula de circo! Além de queimar muitas calorias, ela ainda faz bem pra alma. E o mais legal é que o circo não fascina só as crianças: ele também tem o poder de encantar adolescentes e adultos, que se deixam levar por sua magia e leveza.

Hoje haverá programações em vários estados para comemorar a data, seja no circo ou no teatro. Entre no site da prefeitura de sua cidade e confira a programação completa! O importante é entrar no clima de alegria! =)

Parabéns a todos os atores de teatro e a todos os palhaços do Brasil e do mundo, que trazem mais arte e alegria para a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário