quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva TeleListas 2010 - Virais que divertiram a web


Como já mostramos no post de Revelações da Internet, 2010 foi o ano das redes sociais no Brasil. Com isso, o compartilhamento de conteúdo na rede ganhou uma característica marcante: o poder viral.

Virais” são mensagens que ganham projeção e popularidade através do grande poder de circulação de conteúdos na web. Transformam-se, assim, em fenômenos na Internet. Para tornar-se viral, uma mensagem - seja um vídeo, uma hashtag (hashtag é o símbolo - # - seguido por uma palavra ou expressão, que pode ser utilizada para transmitir uma mensagem a um grupo específico de pessoas) ou gíria - deve ter algo de especial, algo que chame atenção. Em sua maioria, os virais ganham visibilidade por possuírem características especiais como: autenticidade, humor, fofura e, principalmente, algo que quebre as expectativas.

No twitter:

Após alguém ter a idéia de lançar a piada “Misturei Activia com Johnny Walker e agora tô cagando e andando”, a hashtag #mistureiactiviacom entrou para os TTs e o microblog foi tomado pelas mais inusitadas combinações. Veja algumas:

Misturei Activia com a Oi e virei um cagador...
Misturei Activia com a Xuxa e to cagando Monange...
Misturei Activia com skol e caguei redondo...

Misturei Activia com Jack Bauer e agora estou cagando 24h...




Você conhece o Galvão? É uma espécie muito rara de um pássaro brasileiro que está entrando em extinção e possui até uma campanha de proteção? Ou talvez o vídeoclipe da Lady Gaga lançado em junho? Não se preocupe se não souber do que se trata, pois eles não existem! Essas foram apenas algumas das histórias inventadas pelos twitteiros do Brasil depois do #calabocagalvao ("Cala boca, Galvao") entrar nos trending topics mundial.  O comentarista já bem conhecido por todos os brasileiros, apresentou a abertura da Copa de 2010, e o seu jeito tagarela de sempre levou várias pessoas a comentar essa frase no Twitter. Aqueles que fazem parte da rede, de fora do país, ficaram curiosos para saber do que se tratava, daí as histórias para justificar não pararam. Rolou até um vídeo explicando a campanha para salvar o pássaro Galvão aos gringos. A repercussão foi tamanha, que essa grande brincadeira estampou os jornais de vários países nos dias que se seguiram.




Vídeos:

Bed intruder song foi uma música feita a partir de uma entrevista que um rapaz sobre uma tentativa mal sucedida de estuprarem sua irmã. Os criadores  Antoine Dodson e The Gregory Brothers fizeram com que o hit tivesse mais de 32 milhões de downloads e se tornasse um sucesso.



Ainda dos mesmos criadores do Bed Intruder Song, o Double Rainbow Song é originário de um vídeo, onde um homem vai acampar e se depara com um arco-íris duplo.



Está acontecendo um culto evangélico, quando uma senhora resolve dar seu testemunho. “Uma bela de uma cagada” foi o milagre que aconteceu na vida dela!



Um barraco em Sorocaba entre duas vizinhas também ganhou grande repercussão. Dois casais amigos viviam na cidade em harmonia, quando uma das mulheres descobriu que seu marido a traía com a amiga. Mas a confusão toda começa quando ela chama a outra para tirar satisfações e grava tudo. As duas acabam se estapeando, e o vídeo acabou indo parar na internet.



Há também dois hits que tiveram origem em vídeos de YouTube e acabaram parando dos TTs:

#putafaltadesacanagem tornou-se a gíria do momento depois que a banda Restart cancelou um show em uma livraria em São Paulo e um vídeo do protesto de uma das fãs indignadas com a decisão foi pro YouTube. Nele, a moça proclama aos prantos que o que aconteceu “foi uma puta falta de sacanagem”.





Outra fã indignada também deu origem a mais uma gíria que foi parar nos TTs durante algum tempo. Dessa vez, o protesto foi contra o site de notícias de celebridades “Ego”. Isso porque eles erraram o nome da banda “RBD”, publicando “RDB”. Irada, a fã de RBD faz um vídeo dando a maior bronca no pessoal do site. E, entre uma fala e outra, ela diz que trocar o nome de sua banda favorita era uma “safadeza oculta”.




E você? Lembra de mais algum vídeo que fez sucesso na web esse ano?


[ Fontes: Planeta TwitterWikipediaYahooEl PaisYouTube]

Nenhum comentário:

Postar um comentário