quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Informação também é prevenção.


Você sabe o que são DSTs e como preveni-las?  No Dia mundial da Luta Contra a AIDS, o Sempre à Mão vai te deixar por dentro do assunto.


Atualmente, existem inúmeras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Como o próprio nome diz, elas podem ser transmitidas pelo contato sexual com um parceiro infectado, sem o uso de preservativos; mas também por transfusões de sangue, compartilhamento de seringas infectadas ou gravidez, parto e amamentação de mulheres infectadas.

A AIDS é uma das DSTs mais conhecidas. Estima-se que 630 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil e que cerca de 33 a 35 mil novos casos da doença sejam registrados todos os anos no país.

É importante destacar que não necessariamente carregar o vírus significa ter a doença. Muitas pessoas infectadas vivem anos sem nenhum sintoma e sem desenvolver a AIDS. Mesmo assim, isso não impede que elas transmitam o vírus para seus parceiros. Por isso, é muito importante fazer o teste e se proteger sempre através do uso de camisinha.

Embora ainda não haja uma cura para a AIDS, já foram desenvolvidos alguns tratamentos e medicamentos que controlam a enfermidade, o que torna o conhecimento do contágio precoce fundamental, pois pode aumentar a expectativa de vida do soropositivo.

O diagnóstico da infecção é dado a partir de dados clínicos e exames laboratoriais feitos pela coleta de sangue. Esses testes são realizados pelo SUS (Sistema único de Saúde) gratuitamente  nas unidades da rede pública e nos  Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA, e ainda pode ser feita de forma anônima.

Alguns mitos e informações equivocadas levam as pessoas a terem preconceito em relação aos soropositivos. Muitos ainda acham que a AIDS pode ser transmitida por beijo na boca, abraço ou aperto de mão, ou mesmo acreditam ser necessário separar copos, pratos e talheres para os portadores da doença. O que não é verdade! Por isso, fique atento. A melhor forma de combater o preconceito é a informação.

Você sabia que portadores de HIV têm direitos específicos? Saiba mais.

[Fonte: WikipediaAIDS.gov]


Nenhum comentário:

Postar um comentário