quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva TeleListas 2010 - Notícias que abalaram o Brasil e o Mundo

O ano que passou também teve seus momentos tristes os quais desejaríamos esquecer. Mas relembrá-los é uma forma de homenagear as pessoas que sofreram com eles, além de, em alguns casos, ser um aprendizado para que possamos nos prevenir e evitar novas tragédias.

Catástrofes naturais

- Deslizamentos em Angra dos Reis

Logo nos primeiros dias de 2010, alguns locais sofreram com as fortes chuvas. Na cidade de Angra dos Reis, no RJ, estipula-se que houve de 15 a 20 pontos de deslizamento de terra que atingiram casas e pousadas, deixando a cidade em estado de calamidade e contabilizando mais de 50 mortes. Já em SP, a cidade mais atingida foi a de São Luís do Paraitinga, onde 1 pessoa morreu e mais de 70 patrimônios tombados tiveram suas estruturas abaladas.


 
- Deslizamento no Morro do Bumba

Cerca de três meses depois, pelo menos 200 pessoas foram soterradas no Morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana do RJ. A favela, que foi construída sobre um antigo lixão, não resistiu às constantes chuvas do início do ano e às condições topográficas que o local oferecia e desmoronou em abril.



- Enchentes em Alagoas e Pernambuco

Em junho, fortes chuvas também causaram destruição de algumas cidades de Alagoas e Pernambuco. Estima-se que houve mais de 50 mortes e pelo menos 165 mil pessoas tiveram que deixar suas casas após as enchentes que destruíram dezenas de pontes.

  

 Além das chuvas, os terremotos também marcaram o primeiro semestre de 2010. 


- Terremoto no Haiti

No dia 12 de janeiro, o país mais pobre do continente americano, Haiti, foi atingido por tremores de magnitude 7 na escala Richter. O terremoto, que deixou 250 mil feridos, de 100 mil a 200 mil mortos (números que não podem ser confirmados, pois muitos sepultamentos foram feitos pelas próprias famílias) e 1 milhão e meio de desabrigados, pode ser considerado a tragédia mais letal de todos os tempos nas Américas. Países de todo o mundo enviaram ajuda humanitária, como medicamentos, água, alimentos e até mesmo efetivos militares para ajudar no controle das cidades que viraram um caos. A falta de estrutura para conter as conseqüências de desastres como este, culminou em um surto de cólera meses depois.



- Terremoto no Chile

Em 27 de fevereiro, o Chile sofreu com um terremoto de 8,8 pontos na escala Richter (ainda mais forte do que o que abalou o Haiti), deixando 500 mortos, 2 milhões de desabrigados e estragos avaliados em 30 milhões de dólares. 


 
- Terremoto na China

Já na província de Qinghai, na China, a falta de infraestrutura juntamente com o frio intenso do mês de abril intensificou os efeitos dos tremores de 6,7 pontos, gerando 2.700 mortes e 12 mil feridos. A dificuldade das equipes de resgate levou algumas pessoas a cavarem os destroços com as próprias mãos em busca de parentes desaparecidos. 



Vazamento de petróleo no Golfo do México

Ainda em abril, a Plataforma Deepwater da empresa British Petroleum, que realizava exploração de petróleo no Golfo do México, explodiu, causando o maior vazamento acidental da história da indústria de energia. O incidente causou a morte de 11 trabalhadores e, durante os 86 dias de vazamento, foram despejados 780 milhões de litros de petróleo no mar. As conseqüências ambientais dessa tragédia ainda são desconhecidas. 




- Mineiros do Chile

Mas nem todas as tragédias tiveram finais tristes. Em agosto, 33 homens ficaram presos a quase 700 metros de profundidade, após um desabamento na mina San José, no norte do Chile. Os mineiros conseguiram ir para um refúgio, onde permaneceram cerca de três meses. Através da cápsula Fênix II, um a um, foram trazidos à superfície. O resgate, realizado dia 13 de outubro, foi televisionado ao vivo por emissoras de vários países, emocionando milhares de pessoas pela perseverança, união e superação que esses homens demonstraram.

 

Crimes

- Caso Mércia Nakashima
No dia 23 de maio, a advogada Mércia Nakashima desapareceu após um almoço em família em Guarulhos. No entanto, só no dia 10 de junho, através de uma denúncia anônima, o carro de Mércia foi achado em uma represa em Nazaré Paulista. O veículo estava cerca de 6 metros de profundidade com os pertences da advogada. Um dia depois, o corpo dela foi encontrado também na represa. Segundo familiares, antes de sair da casa da avó, Mércia recebeu um telefonema de Mizael Bispo de Souza, ex-namorado e ex-sócio dela, considerado o principal suspeito do crime. Até o momento a justiça não chegou a uma decisão quanto aos verdadeiros culpados, apesar de Mizael já ter sido preso, liberto por habeas corpus e estar respondendo processo.



- Caso Eliza Samudio e goleiro Bruno

Outro desaparecimento que ainda não conta com decisão judicial é o de Eliza Samudio, de 25 anos. Desde o início de junho, não há sinal da estudante, embora, segundo denúncias feitas à delegada Alessandra Wilke, Eliza teria sido espancada e morta no sítio de Bruno, ex-goleiro do Flamengo, em Esmeraldas (MG).

A polêmica sobre o sumiço da moça conta ainda com a participação de Dayanne, Macarrão e Fernanda (esposa, amigo e amante de Bruno, respectivamente), além de um adolescente primo do ex-goleiro, que contou à polícia. As mulheres são acusadas de terem escondido o suposto filho de Bruno e Eliza após seu desaparecimento, enquanto Macarrão teria auxiliado no plano do crime.

Atualmente Bruno e Macarrão estão presos, após serem condenados por quatro anos e seis meses de prisão, por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza - crime cometido em outubro de 2009. Eles, e mais seis envolvidos, ainda responderão ao processo no qual são acusados do seqüestro e homicídio de Eliza.

- Morte de Rafael Mascarenhas

Em julho, o filho da atriz Cissa Guimarães morreu após ser atropelado em um túnel no Rio de Janeiro. Rafael Mascarenhas, de 18 anos, já havia participado de um reality show musical produzido pelo canal Multishow, chamado “Geléia do Rock”. O jovem andava de skate no Túnel Acústico, na Gávea - que, segundo a CET-Rio, estava interditado – quando dois carros, que supostamente disputavam um “pega”, surgiram e atingiram o músico. Um dos veículos, dirigido por Rafael Bussamra, estava quase a 100 km/h. Em dezembro, um dos acusados de participação no racha teve a condenação substituída pelo pagamento de cestas básicas, enquanto Rafael Bussamra espera pela decisão da justiça para saber se irá a júri popular.




- Tomada do Complexo do Alemão

No fim de novembro, a polícia ocupou o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Essa medida foi tomada após uma série de ataques feitos por diversas facções criminosas, que causaram dias de pânico para os cariocas.

A operação, considerada a maior investida contra o tráfico na cidade, completou um mês ontem e já rendeu frutos. Desde o início da intervenção, vários itens que faziam parte da rede do tráfico foram apreendidos, como drogas, armas, munição e veículos. Além disso, o Disque-Denúncia recebeu milhares de ligações informando sobre locais usados pelos traficantes como refúgio, moradia ou ponto de troca. Também foram realizadas diversas prisões como, por exemplo, do traficante condenado Zeu.

O primeiro Natal que a comunidade passou sem a presença do tráfico contou com a inauguração de uma árvore, visita do Papai Noel com distribuição de presentes às crianças, missa rezada pelo Arcebispo da cidade e uma nova sala de cinema 3D.





[Fontes: UolR7VoozFolha UolAeiou]


Nenhum comentário:

Postar um comentário