quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Não basta a Polícia ocupar o Complexo do Alemão: a população quer um trabalho social consistente.


No fim de novembro, traficantes de várias facções se uniram e iniciaram uma série de ataques à cidade do Rio de Janeiro. Os arrastões e a queima de veículos foram as formas que os bandidos encontraram para responder às ocupações das favelas da cidade feitas pelas UPPs. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro.

As ações feitas para aterrorizar os moradores e causar dias de pânico na cidade resultaram na maior operação contra o tráfico já vista no RJ. Já que, para frear os ataques, no dia 28 de novembro, uma junta de policiais civis, federais, militares e homens das Forças Armadas, ocuparam o Complexo do Alemão.

Pensando nessa situação, pedimos a sua opinião sobre essa ação em nossa última enquete:

O que você acha da ocupação do Complexo do Alemão pela Polícia carioca e pelas Forças Armadas, em resposta aos atentados da semana passada?”

- 649 (55,19%) Não adianta só ocupar. Agora tem que haver um trabalho social para que novos criminosos não surjam ali.
- 342 (29,08%) Apóio! Através de operações como essa, podemos restabelecer a paz na cidade.
-147 (12,5%) Não acho que vá resolver muita coisa; logo os bandidos se restabelecem em outros locais.
- 38 (3,23%) Ainda que o objetivo seja válido, a operação trouxe muitos prejuízos à cidade e aos moradores da região.

Totalizando 1176 votos, em primeiro lugar, com mais da metade deles, os participantes acham importante haver um trabalho social na região como forma de prevenir a criminalidade. Já 29,08%, mostrou otimismo em relação a operações desse tipo, entendendo isso como um caminho para pacificação. Em terceiro e quarto lugares, os participantes não possuem uma visão tão positiva quanto os demais, já que 12,5% não acredita que a ocupação dessa região vá frear a criminalidade, e 3,23% achou um preço alto a ser pago pelos moradores da região e cariocas em geral.

Desde o início da ocupação do Complexo do Alemão, a Polícia tem revistado casas e moradores, reunindo uma quantidade assustadora de ítens apreendidos. Foram contabilizados mais de 88 granadas, 500 veículos, 95 fuzis, 200 armas longas, 200 kg de cocaína e 40 toneladas de maconha. Além de terem sido feitas 130 detenções e 123 prisões, dentre elas a do traficante Zeu, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes.

A população mostra que também está lutando contra o crime. A inteligência da Polícia conta com a ajuda dos moradores para encontrar esses ítens, além de traficantes escondidos. Muitos têm ligado para o Disque Denúncia (2253-1177) e dado informações sobre locais de armazenamento de drogas, armas e munições, além de locais que funcionavam como parte da estrutura do tráfico na favela.

Os resultados da investida das forças policiais na região já pode ser vista. Estipula-se que no entorno do Alemão e da Penha o índice de criminalidade tenha caído 70%. Enquanto o índice de roubos de carros caiu 63% em todo o estado.

Na próxima enquete, queremos saber: qual sua opinião sobre o preço do iPad no Brasil ser maior do que nos outros países? Vote!

[Fontes: G1; O Dia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário