terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva TeleListas 2010 - Revelações da Internet

No post anterior, falamos dos lançamentos tecnológicos de 2010. Mas o ano não foi marcado somente pelas novas criações. Grandes redes sociais que já faziam sucesso lá fora, como o Twitter, o Facebook e o Tumblr, ganharam força esse ano e passaram a fazer parte da vida virtual de inúmeros brasileiros. Além disso, uma nova forma de e-commerce chegou com tudo aqui no Brasil: os sites de compra coletiva.


Lançado em 2006, o Twitter somou mais de 100 milhões de usuários em 2010. A rede social é uma espécie de microblog, onde o usuário pode enviar e receber mensagens de, no máximo, 140 caracteres. Você pode seguir (“follow”) perfis interessantes pra você, como amigos, celebridades, sites, instituições etc., e pode também ser seguido por outras pessoas que se interessem pelo que você diz na rede (seus “followers”).

Ao seguir um perfil, você passa a receber em tempo real as mensagens que esse usuário envia ao microblog na sua timeline (a sua página principal no site), e o inverso acontece quando você é seguido, já que suas mensagens passam a aparecer para esse usuário. 

Outra curiosidade do Twitter são os Trend Topics (TTs) que são uma lista atualizada, também em tempo real, dos assuntos mais falados. Sua abrangência é variável de acordo com a escolha do usuário. Você pode escolher entre ver os TTs do mundo, do Brasil (ou de outro país em especial) e até mesmo de uma cidade específica.

Já o Facebook, que já era amplamente usado no exterior, ganhou projeção no Brasil e alcançou 9 milhões de usuários no país, em agosto desse ano. As diversas funcionalidades da rede social podem ser a razão desse sucesso. O mecanismo se assemelha bastante ao Orkut, no que diz respeito a ter a sua página pessoal, com seus dados e fotos, adicionar contatos, poder manter relação com eles através de recados (pelo mural), chat ou mensagens, ter a possibilidade de entrar em grupos (que seriam um paralelo às comunidades). Já o diferencial é a expansão do conceito de compartilhamento, já que opções como curtir (like) e compartilhar (share) fotos e recados tornam o conteúdo postado potencialmente mais visível, além de seus inúmeros aplicativos.



O Tumblr foi criado em 2007, mas 2010 foi o ano em que explodiu na rede - segundo o Estadão, em outubro, o site apresentou um crescimento de 1.540% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Ele é uma plataforma que mistura blogging e rede social, algo entre Wordpress e Twitter.  No Tumblr, os usuários podem compartilhar textos, links, fotos, vídeos, áudios e citações, como num blog comum. Mas, assim como no Twitter, onde é possível "retweetar" posts interessantes, nessa plataforma também é possível "reblogar"  algo que você achou legal e favoritar os conteúdos que você mais gosta. Além disso, também é possível seguir perfis e ver  os posts desses usuários em sua timeline, assim como no Twitter.
 

Outra grande novidade da internet brasileira esse ano foi a chegada dos sites de compras coletivas. Esse novo modelo de vendas online, já existente em outros países, teve início por aqui em março com o Peixe Urbano e, hoje, apenas alguns meses depois, já abrange algo em torno de 400 sites. Eles vendem serviços e produtos com descontos de até 90%, seguindo a lógica do “atacado virtual”, onde deve ter um número mínimo de pessoas que aderiram à oferta para ela se tornar válida. Estima-se que em seus nove meses de vida, os sites de compra coletiva já tenham movimentado R$500 milhões.

[Fonte: Folha UolWikipedia; Link - Estadão; Usuário Compulsivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário