terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Retrospectiva TeleListas 2010 - Esporte


Mais um ano tem fim, mas o que aconteceu nele, não. Por isso, a TeleListas relembra alguns dos acontecimentos de 2010. E nada melhor do que começar pelo esporte, afinal, o ano da Copa, o Tricampeonato Mundial de vôlei e as recentes conquistas o nadador Cesar Cielo merecem seus louros.

Pensou em esporte campeão, pensou em futebol, certo? Errado!
O ano de 2010 foi um tanto desastroso para o futebol canarinho.
Na Copa do Mundo, ocorrida em junho na África do Sul, a seleção brasileira encerrou sua participação nas quartas de final, quando perdeu por 2x1 para a Holanda, que por sua vez, seguiu até a final e disputou a taça com a Espanha - seleção promessa do campeonato.


A competição também teve seus destaques fora do campo. Nas arquibancadas, as vuvuzelas embalaram os jogos, mostrando a alegria e uma das especificidades da cultura sul-africana.  Por lá também estava a paraguaia Larissa Riquelme, que chamou atenção do mundo ao colocar o celular entre os seios durante os jogos da sua seleção. Outra celebridade da Copa foi o polvo Paul, que fazia previsões de qual seria o time vencedor dos jogos em disputa. E não é que ele acertou todas?! E como não lembrar a entrevista do técnico Joel Santana, onde ele mostra toda sua habilidade (ou não) com o idioma Inglês?



O time do Internacional poderia ser considerado mais um a se unir às frustrações do futebol de 2010. Após vencer a Libertadores da América, o colorado foi ao campeonato Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, mas deixou o sonho do bicampeonato mundial de lado ao perder por 2x0 para Mazembe, time da República Democrática do Congo. O primeiro lugar ficou com o time da Inter de Milão e o nosso Inter voltou à Porto Alegre com o terceiro lugar. Mas vamos combinar que ganhar a taça libertadores e ser o terceiro time do mundo não é lá tão frustrante, né?
Quem fez bonito mesmo foi o Fluminense, que depois de 26 anos soltou o grito de campeão brasileiro numa bela disputa pelo título com o Cruzeiro (2º lugar) e Corinthians (3º lugar), decidida somente na última rodada do Campeonato Brasileiro.
A competição este ano teve um brilho a mais, dado pelo número de jogadores repatriados. Podemos citar alguns como: Roberto Carlos e Ronaldo, do Corinthians; Felipe e Zé Roberto, do Vasco; Fred e Deco, do Fluminense; Keirrison e Robinho, do Santos.

De campeão a campeão, vamos ao vôlei!
Os meninos da seleção brasileira de vôlei, comandados por Bernardinho, emplacaram mais um título mundial em outubro. Ao vencer o time de Cuba por 3 sets a 0, eles se tornaram tricampeões e igualaram o feito da seleção italiana, até então a única a ter três títulos em seqüência.

Na disputa feminina, o Brasil ficou em segundo lugar, já que as russas levaram o ouro após vencer o jogo por 3 sets a 2.

Nas areias, também não fizemos feio. A dupla Larissa e Juliana conquistou o pentacampeonato do Circuito Mundial e, com ele, o título de parceria que mais venceu na história do campeonato, com nada menos do que 36 medalhas de ouro, desbancando as americanas Walsh e May.

Na Fórmula 1, a estrela que brilhou foi a do alemão Sebastian Vettel, da RBR-Renault, que com um total de 5 vitórias levou o título desse ano com a diferença de apenas 4 pontos para o segundo lugar, ocupado pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
Os brasileiros Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, da Williams, levaram os 6º e 10º lugares respectivamente, sem sequer conseguirem uma vitória durante todos os circuitos.

Já no atletismo, o grande nome do ano foi o de Fabiana Murer que conquistou as principais competições do ano e já é citada como uma das melhores do ano no esporte. Fabiana ganhou o Diamond League 2010, foi campeã mundial indoor, em Doha, e ouro no GP Brasil, ocorrido no Rio. Já no Ibero-Americano de San Fernando (Espanha), teve a melhor marca do ano e o novo recorde sul-americano (4,85m), além de bater recorde nos meetings da Diamond League de Mônaco (4,80 m), Roma (4,70 m) e Eugene (4,58 m). E não para por aí! Ela ainda foi campeã do Troféu Brasil (4,70m), prata em Gateshead (4,66 m) e bronze em Estocolmo (4,51 m).



E pra fechar o ano com chave de ouro, o Mundial de Natação foi marcado por medalhas e novos recordes brasileiros. O peixinho César Cielo unificou os títulos mundiais e levou o ouro nas provas dos 50m e 100m livre, alcançando o novo recorde da prova longa com o tempo de 45s74. Ele ainda subiu no pódio pela terceira vez, mas acompanhado pela equipe do revezamento 4x100m, que ganhou o bronze. Felipe França bateu o recordista mundial, o sul-africano Cameron Van Der Burgh,  e foi ouro nos 50m peito. Com o tempo de 25s95, Felipe quebrou o recorde de campeonato da prova. Enquanto isso, Kaio Márcio levou a prata nos 200m borboleta.





[ Fonte: Globo EsporteYahoo!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário