terça-feira, 30 de novembro de 2010

Filmagens estrangeiras no Brasil são um bom caminho para o reconhecimento internacional do país

Recentemente, o Brasil vem se tornando cenário comum para produções cinematográficas estrangeiras. Nos últimos anos, o país contou com as visitas de filmes como: O Incrível Hulk, Ensaio Sobre a Cegueira, Os Mercenários, Amanhecer e Velozes e Furiosos 5.


No início do mês de novembro, durante as gravações do filme Amanhecer, da saga Crepúsculo, moradores do bairro da Lapa, no RJ, protestaram contra a interdição de ruas sem aviso prévio. Esse fato gerou discussões em torno das consequências da vinda dessas produções para cá.
Por isso, quisemos saber em nossa última enquete:


Há algum tempo, o Brasil vem sendo palco de grandes produções cinematográficas estrangeiras. Qual sua opinião sobre a gravação desses filmes no país?


- 719 (72,63%) Considero um bom caminho para o conhecimento e reconhecimento do Brasil no exterior.
- 147 (14,85%) Tanto faz, não acho que isso tenha muita relevância.
- 79 (7,98%) Desnecessário, pois gera muita algazarra e confusão nos arredores das gravações.
- 45 (4,55%) Adoro! É uma boa oportunidade de termos astros internacionais por perto.

Com um total de 990 votos, a maioria esmagadora dos participantes, 72,63%, acredita que esse é um bom caminho para o reconhecimento canarinho. Em segundo lugar, 14,85% deles acham que essa questão não é muito relevante. Já 7,98% acha desnecessário, devido a algazarra e confusão criada. Enquanto, 4,55% adora, por ser uma boa oportunidade de ter astros internacionais por perto.

Você sabia dessas curiosidades?

-56,5% das produções estrangeiras filmadas no país no ano passado tiveram a cidade do Rio de Janeiro como locação.

-No segundo semestre de 2009, a capital fluminense recebeu 42 produções estrangeiras - número que subiu para 54 no primeiro semestre de 2010.

- Os vencedores do Oscar com Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow e Mark Boal, anunciaram que seu próximo projeto envolverá o Brasil. O filme Triple Frontier ainda não tem previsão de início de filmagens, mas a idéia é falar sobre os conflitos, violência e crime organizado na tríplice fronteira de Argentina, Paraguai e Brasil.

- O Brasil não fornece só cenários aos filmes gringos; muitos brasileiros também já tiveram participações em tramas estrangeiras. Confira alguns: Gisele Bündchen em O Diabo veste Prada e TáxiRodrigo Santoro em Eu te amo Phillip Morris, As Panteras, 300 Cinturão VermelhoMurílo Benício em Sabor da PaixãoAlice Braga em Eu Sou a LendaFernanda Montenegro em Amor nos Tempos de CóleraSônia Braga em Olhar de Anjo e Cidade do Silêncio.

A ANCINE é a instituição responsável por receber pedidos para a realização de produções estrangeiras no Brasil. Além de auxiliar na concessão de visto adequado a todos os técnicos, artistas e funcionários envolvidos no projeto.

Não deixe de participar da nossa próxima enquete! Queremos saber sua opinião sobre a ocupação das forças policiais ao Complexo do Alemão.

[Fonte: EstadãoR7Ancine]

Nenhum comentário:

Postar um comentário