quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tropa de Elite abre os olhos da sociedade para corrupção e violência

"Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência. Essa é uma obra de ficção." 

A frase que antecede o início do filme "Tropa de Elite 2" prenuncia a verossimelhança característica da trama, que trata de forma bem realista da violência e da corrupção inerentes à nossa sociedade.

Devido ao grande público e repercussão, as atenções se voltam novamente para a discussão dessas duas características marcantes - tanto do enredo quanto da sociedade - e da forma pela qual são apresentadas em filmes desse estilo.

Por isso, perguntamos em nossa última enquete:

Com o lançamento do filme Tropa de Elite 2, voltam à tona discussões sobre a violência no Rio de Janeiro. Na sua opinião, esse tipo de filme:
-  1972 (70,15%)  É uma importante forma de crítica e conscientização.
-  341 (12,13%)  Glamouriza a violência e influência negativamente os jovens.
-  256 (9,11%)  Reforça estereótipos e compromete a imagem do Brasil.
-  242 (8,61%)  Sou indiferente, não gosto desse tipo de filme.

Com 70,15% dos votos, a maioria apoia filmes desse tipo, pois são uma importante forma de crítica e conscientização. Em segundo e terceiro lugares, somando 21,24%, os participantes demonstram ter uma percepção negativa, seja por glamourizar a violência e influenciar os jovens, ou por reforçar estereótipos e comprometer a imagem do país. Por fim, 8,61% são indiferentes e dizem não gostar de filmes com esse estilo.  

Aclamado pela crítica e sucesso de bilheteria, "Tropa de Elite 2" teve seu lançamento nacional dia 8 de outubro, e logo em sua terceira semana de exibição, tornou-se o filme nacional com maior público em 15 anos. 


Com assuntos mais ambiciosos, o filme foge do combate óbvio entre polícia e traficantes, trazendo Capitão Nascimento de volta às telonas em uma nova luta. Desta vez, sua batalha é contra policiais e políticos corruptos, sem deixar, no entanto, a questão da violência de lado. Além disso, é suscitada também a questão da pirataria, uma vez que o filme pode ser encontrado em diversos camelôs e até em sites de downloads.
 

Falando em downloads ilegais, em nossa nova enquete queremos saber o que você pensa sobre os e-books piratas (livros disponibilizados na internet sem a autorização do autor e da editora). Dê sua opinião!


[Fonte:  Site Tropa de Elite]

Nenhum comentário:

Postar um comentário