segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A maioria dos leitores acredita que as editoras devem se adaptar ao download ilegal de livros


A leitura é um hábito de grande importância quando falamos em comunicar, informar, aprender e nos divertir.
Com a expansão da internet e a criação dos dispositivos portáteis, especificamente iPad e "tablets" similares, uma nova forma de ter acesso à leitura foi surgindo, através dos e-books.

Os e-books (livros disponibilizados na internet) vêm se tornando uma nova alternativa aos amantes da leitura, mas também alvos da pirataria virtual, já que muitas publicações são reproduzidas, distribuidas ou vendidas na web sem o devido pagamento dos direitos autorais, propriedade intelectual e de indústria.

Por isso, quisemos saber sua opinião sobre a nova forma de se discutir pirataria e leitura, e perguntamos em nossa última enquete:

Atualmente, o acesso a e-books piratas (livros disponibilizados na internet, sem a autorização do autor e da editora) é cada vez mais comum. O que você pensa a respeito disso?

- 714 (46,36%) É uma forma de popularizar o hábito de leitura, já que os livros estão caros. O mercado editorial tem que se adaptar.
409 (26,56%) Acho que não afeta muito o mercado editorial, pois muita gente não gosta de ler em plataformas digitais.
- 257 (16,69%) Sou contra. Apesar dos preços altos dos livros, não baixaria um arquivo desses, pois respeito os direitos autorais.
- 160 (10,39%) Não tenho opinião formada/ definida sobre o assunto.

Com um total de 1540 votos, quase a metade dos participantes, 46,05%, acha que o mercado editorial tem que se adaptar, já que é uma forma de popularizar o hábito de leitura. Em segundo lugar, com 27,12%, as pessoas julgaram esse tipo de prática pouco relevante ao mercado editorial, devido a pouca adesão a tal tipo de plataforma para a leitura. Já 16,3% são contra, por respeitarem os direitos autorais, enquanto 10,47% não tem opinião formada sobre o assunto.

No Brasil, a prática da pirataria, apesar de ser rodeada por muitas polêmicas, é muito comum. Enquanto a qualidade, segurança e confiabilidade são seus pontos fracos, os preços mais acessíveis são altamente atrativos, o que explica considerarmos o uso de produtos desse tipo parte do cotidiano de muitos brasileiros.

É importante lembrar que independentemente dos motivos de aquisição, produtos piratas são ilegais e que, segundo a Lei 10.695 de 1 de julho de 2003, pirataria é crime passível de pena de até quatro anos de reclusão.

Participe também da nossa nova enquete! Dessa vez queremos saber o que você acha sobre a gravação de filmes estrangeiros no Brasil.

Um comentário:

  1. O problema é que o mercado editorial precisa manter os preços altos dos livros físicos porque as margens são muito pequenas (distribuidora, livreiro e autor pegam de 50-80% do preço de capa de cada livro)... O negócio é converter tudo para e-book e vender barato cópias digitais com DRM. Mas vai explicar isso para quem ganha dinheiro a décadas vendendo só livro físico...

    ResponderExcluir