quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Doe Sangue, doe vida.

Aproveitando que hoje, dia 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue, vamos falar um pouco sobre esse assunto tão importante?


Diariamente, inúmeros pacientes necessitam de transfusões, devido a cirurgias, acidentes ou por serem portadores de doenças como leucemia, anemia e hemofilia.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual ideal de doadores para um país seria algo em torno de 3,5% e 5% de sua população - número que no Brasil não chega nem a 2%.

Alguns mitos acabam despertando o medo e impedem muitas pessoas de se tornarem doadores. Para acabar de vez com esse tabu, lembre-se: a doação não engrossa, nem afina o sangue; não engorda, emagrece ou vicia; mulheres em período menstrual podem doar sem problemas; e doadores não correm risco de contaminação.

Os bancos de sangue dos hospitais são mantidos através das doações, por isso é fundamental que a sociedade se conscientize da importância desse ato e se mobilize para ajudar a quem precisa.

Agora, fique por dentro de 10 curiosidades sobre sangue e transfusão:

1.     A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil;
2.    Cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas nos hospitais, necessitarão de transfusão de sangue durante o período de internação;
3.    Cada doação salva 3 vidas;
4.    Se cada pessoa saudável doasse duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponentes (componentes do sangue, como hemáceas, plasma e plaquetas) para atender toda a população;
5.    Todo o processo de doação dura cerca de uma hora;
6.    Segundo a legislação brasileira, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada, o trabalhador poderá se ausentar do serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada doze meses;
7.    As amostras doadas são testadas para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas;
8.    Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil;
9.    O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto;
10.  Todas as células do sangue são produzidas na medula óssea, principalmente nos ossos chatos

Lembrando que qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, com mais de 55 kg e com boa saúde pode ser um doador e salvar vidas. E aí, ficou interessado? Veja aqui a relação completa dos hemocentros do Brasil.


E você sabia que já existe até uma rede social para doadores de sangue? Ela se chama Veia Social. Clique aqui e conheça.



Fontes:
[INCA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário