sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TeleListas.net, Carol e Cândido Portinari


Tudo começou há alguns anos atrás, no subúrbio do Rio de Janeiro, quando uma menina pobre conseguiu realizar o sonho de centenas de educadores, intelectuais e artistas do mundo todo, que defendem que a paixão pela arte deve começar desde a infância.

A pequena Carol, de 8 anos, abriu o catálogo da TeleListas.net para procurar o telefone de uma pizzaria e pedir uma pizza. Folheando as páginas, sem querer, deu de cara com um encarte sobre Cândido Portinari, um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Logo se apaixonou pelo que viu. Pesquisou em livros, procurou na internet e buscou conhecer melhor a vida e a obra do pintor paulista. Descobriu que ele era filho de imigrantes italianos e que só havia estudado até a 4ª série. A cada nova pintura que descobria, a admiração aumentava. Na exposição que comemorou o centenário do artista, viu de perto seus famosos quadros e o que mais lhe chamou atenção foi a obra “Os retirantes”, que retrata a miséria do povo brasileiro.

Não satisfeita, resolveu levar o mundo de Portinari para a escola. Mostrou aos professores, apresentou aos amigos e conseguiu fazer com que todos também se encantassem com a arte. Contagiou a turma e fez com que todos explorassem o traço do artista, reproduzindo seus desenhos. Com sua inteligência e determinação, escreveu uma carta para o filho de Portinari, João Cândido. A paixão da menina conquistou João, que lhe contou mais sobre a história da família e sobre a arte.

Carol, com seu olhar de criança, conseguiu captar o que há de mais puro na obra de arte, vendo além da mera pintura e enxergando o mundo que há por trás dela, que só dependa da imaginação de cada um. A jovem menina descobriu que quando se abrem as portas do conhecimento, o mundo não tem limites. Sem perceber, ensinou a todos a importância de se proteger, valorizar e disseminar a cultura brasileira.

E tudo isso começou com uma de nossas listas impressas. É um orgulho para nós fazer parte dessa história!

A matéria acima foi divulgada no Jornal Nacional, na TV Globo. Assista abaixo o vídeo na íntegra:




Para saber mais: Projeto Portinari

Em 1979, após um conturbado período de Ditadura Militar, nasceu dentro da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) o Projeto Portinari, dirigido por João Cândido Portinari, detentor dos direitos autorais das obras do pai. Dezessete anos após a morte do pintor, em 1962, sua obra ainda não havia sido catalogada, e o paradeiro da maioria de seus trabalhos era ignorada. Com o objetivo de resgatar e montar um acervo sobre sua trajetória de vida e sua arte, o Projeto Portinari saiu em busca de todos os documentos escritos e obras atribuídas ao artista. Até hoje, o projeto já catalogou cerca de 4,5 mil pinturas, além de mais de 25 mil documentos sobre seu trabalho e sua vida, incluindo depoimentos de importantes figuras que, de uma forma ou outra, se relacionaram com Portinari. Entre os nomes estão Carlos Drummond de Andrade, Maria Clara Machado, Oscar Niemayer e parentes do pintor. O projeto é também responsável pela concepção e reprodução de várias exposições sobre sua obra.  

Para maiores informações, acesse o site do Projeto Portinari.  =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário