quarta-feira, 29 de agosto de 2012

75% dos eleitores não assistem ao Horário Eleitoral



Desde terça-feira passada, dia 21 de agosto, começou a ser transmitido o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral nas rádios e canais de televisão abertos do Brasil. A programação segue no ar diariamente dividida em dois blocos de 30 minutos de duração cada. Na rádio, pode-se ouvir a propaganda eleitoral às 7h e às 12h. Já na televisão, os horário são 13h e 20h:30min. Segundas, quartas e sextas são exibidas as propagandas dos candidatos a prefeito e vice-prefeito. Terça, quinta e sábado são exibidas as propagandas dos candidatos a vereadores. O tempo varia de acordo com a representatividade da legenda ou do partido do candidato.

O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral é muito importante para que a população possa conhecer melhor o perfil e as propostas de governo de cada candidato. Saber mais sobre sua história na política, seu partido e as propostas de cada um se forem eleitos é fundamental na hora de escolher o melhor candidato para votar. O voto de cada cidadão deve ser responsável e consciente, já que ele ajudará a eleger os políticos que governarão setores importantes da cidade em que você vive. Nestas eleições, os votos serão apenas para prefeito e vereador de cada município.

Entretanto, o que era para ser um tempo dedicado para que o eleitor conhecesse um pouco mais sobre os candidatos, acabou virando um símbolo de perda de tempo e enganação. A cada eleição, o eleitor se depara com propagandas políticas onde os candidatos apresentam uma série de promessas que nunca chegam a ser cumpridas. Por conta disso, o horário eleitoral vem perdendo credibilidade junto à população, que prefere mudar de canal ou fazer outra atividade, ao invés de assistir meia-hora de propaganda política.

Para saber um pouco mais sobre este assunto, perguntamos em nossa última enquete:

Você assiste ao horário eleitoral gratuito?

Sim. Gosto de conhecer o perfil e as propostas dos candidatos e até me divirto com alguns. : 264 (24,86%)

Não. Normalmente as companhas eleitorais não passam de promessas que nunca serão cumpridas. : 798 (75,14%)


Foram 1062 votos ao total. Com 75%, em primeiro lugar ficou a opção “Não. Normalmente as companhas eleitorais não passam de promessas que nunca serão cumpridas”, o que comprova a falta de credibilidade do eleitor na propaganda política. Já em segundo lugar, com apenas 24% dos votos, ficou a alternativa “Sim. Gosto de conhecer o perfil e as propostas dos candidatos e até me divirto com alguns”, mostrando que uma minoria de pessoas ainda mantém o hábito de assistir a essa programação durante o período de campanhas.

O fato é que alguns eleitores assistem com seriedade e atenção para tentar avaliar os candidatos e escolher o melhor deles para dar o seu voto; já outros assistem apenas por falta de opção ou por diversão, já que alguns candidatos se apresentam nas propagandas de forma bizarra e inacreditável, beirando o grotesco. A grande diferença de votos mostra que, embora fosse uma importante ferramenta política, o horário eleitoral não tem muita adesão dos eleitores, o que a faz perder importância e sentido. Isso é o próprio reflexo da falta de credibilidade que os políticos têm hoje em dia, devido aos maus profissionais envolvidos em esquemas fraudulentos e outros tipos de golpes. Infelizmente, toda a classe paga por isso, inclusive os candidatos que realmente têm mostrado serviço e feito a diferença em suas regiões de atuação.

Em nossa próxima enquete queremos saber: Quais dispositivos ou sistemas de armazenamento você guarda suas fotos, músicas, documentos e arquivos em geral?

Acesse o site da TeleListas.net e participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário