segunda-feira, 27 de agosto de 2012

27 de agosto - Dia do Psicólogo


Hoje, dia 27 de agosto, é Dia do Psicólogo.

É comum afirmar que a Psicologia nasceu da Filosofia, já que os filósofos da Antiguidade foram os precursores no estudo da alma e dos sentimentos do ser humano. A palavra “psicologia” deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, uma espécie de “ciência da alma”. Os profissionais que estudam e se formam nessa área do conhecimento são chamados de psicólogos e eles podem atuar não apenas em consultórios particulares, mas também em empresas públicas e privadas (inclusive auxiliando em processos seletivos de novos funcionários), escolas, hospitais, setores de pesquisa, esporte, área jurídica, policial e investigativa etc. A área de atuação desses profissionais é extremamente ampla.

Hoje, a definição de Psicologia é bem mais precisa. Trata-se de uma ciência que estuda os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção. São vários os problemas que são tratados por psicólogos: transtornos alimentares (como bulimia e anorexia), traumas, fobias, problemas de autoestima e insegurança, ansiedade, transtornos mentais (como a esquizofrenia e a síndrome do pânico) etc. Isso sem falar na sexologia, uma área nova e específica que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Muitas pessoas não sabem a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra. O primeiro é o profissional formado em Psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Esses profissionais realizam psicodiagnósticos, psicoterapia, orientações etc. Já o psiquiatra é um profissional que cursou medicina na universidade e se especializou na área da Psiquiatria, estudando áreas como neurologia e psicofarmacologia e tendo por objetivo tratar graves doenças mentais, inclusive com a prescrição de medicamentos (o que é proibido aos psicólogos).

Através de métodos e processos comparativos e analíticos, o psicólogo busca a saúde mental do seu paciente, melhorando sua qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa um melhor relacionamento com a sociedade, a família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos). Existem vários sistemas de pensamento na área da Psicologia. Os principais são: Psicanálise, Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Humanismo, Psicologia Transpessoal e Psicologia Analítica.

Se você se identifica com essa profissão, saiba que um bom psicólogo precisa antes de qualquer coisa ter real interesse pelo comportamento humano. Uma boa capacidade de observação e análise também é importante, além do equilíbrio emocional e de ter facilidade de comunicação e expressão. Trabalhar o autoconhecimento dos indivíduos e solucionar seus transtornos psicológicos são tarefas diárias desses profissionais da mente humana.

Parabéns a todos os psicólogos do Brasil e do mundo pelo dia de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário