quarta-feira, 22 de agosto de 2012

89% dos internautas não aprovam as Olimpíadas de 2016 no Brasil


As Olimpíadas de Londres foram encerradas no dia 12 de agosto e, já na sua cerimônia de encerramento, o Brasil e o mundo ficaram com aquele gostinho de “quero mais”. Já estamos ansiosos pelas próximas Olimpíadas, que serão sediadas em nosso país daqui a quatro anos, em 2016. O famoso gari “Renato Sorriso” abriu as portas da participação brasileira no encerramento, ensinando um guarda inglês a dançar samba. Marisa Monte, Seu Jorge, BNegão e Alessandra Ambrósio representaram a música brasileira, cantando tradicionais canções nacionais. Já Pelé, Robert Scheidt e Maurren Maggi representaram os nossos atletas, emocionando milhões de pessoas que assistiam ao espetáculo com um show de alegria e beleza que só o Brasil sabe dar.

No entanto, nem tudo são flores. O fato do nosso país sediar as Olimpíadas de 2016 (e também a Copa do Mundo de 2014) tem gerado opiniões bastante divergentes sobre o assunto. Em poucos anos, será necessário investir bilhões para que o Brasil possa ter uma estrutura eficiente para receber eventos de tamanho porte. A principal crítica quanto a isto é o fato de o Brasil ser extremamente precário em setores essenciais como saúde e educação, e ter que investir tanto dinheiro em melhorias nestes e em outros segmentos ao invés de gastar com obras para receber eventos mundiais. Além disso, muito se fala também nos transtornos que as obras causarão à população, tornando os anos que antecederão a Copa e as Olimpíadas um caos.

Do outro lado da moeda, os favoráveis defendem a ideia de que sendo sede dessas importantes competições, o Brasil terá um grande destaque na imprensa do mundo inteiro, ganhando visibilidade. Alegam que isso é importante para divulgar imagens positivas do país pelo mundo, que lucrará com o aumento do turismo, além de ganhar importância na conjuntura econômica mundial.

Para saber um pouco mais a opinião da população sobre essa questão tão complexa e polêmica, perguntamos em nossa última enquete:


Quais as suas expectativas para as próximas Olimpíadas de 2016 no Brasil?

Estou muito ansioso. Além de querer ver os jogos de perto, acho que trará grandes investimentos, além de impulsionar o turismo. : 65 votos (10,28%)

Acredito que o Brasil deveria investir na saúde e na educação, antes de pensar em gastar tanto dinheiro com as Olimpíadas. : 567 votos (89,72%)


Foram 632 votos ao total. Em primeiríssimo lugar, com quase 90% dos votos, ficou a opção “Acredito que o Brasil deveria investir na saúde e na educação, antes de pensar em gastar tanto dinheiro com as Olimpíadas”, o que mostra que o brasileiro, de uma forma geral, está bastante insatisfeito com o fato do Brasil sediar esses eventos esportivos e gastar bilhões de reais em reformas, construções e infraestrutura. De fato, será necessário um grande investimento e, apesar de muita coisa ser financiada pela iniciativa privada, o governo também terá que arcar com grande parte das despesas. E é justamente este dinheiro que a população reivindica que deveria ser usado em saúde, educação, transporte e outros setores que oferecem serviços extremamente ineficazes no país. Isso sem falar no investimento em empregos e na erradicação da miséria. Ou seja: o que não faltam são segmentos que necessitam de investimentos do governo. Assim, para os votantes desta opção, o dinheiro que está sendo gasto com estádios e obras poderia ser mais bem investido na melhoria de vida da própria população. Já em segundo lugar ficou a alternativa “Estou muito ansioso. Além de querer ver os jogos de perto, acho que trará grandes investimentos, além de impulsionar o turismo”, com apenas 10% dos votos. Ela reflete a opinião daqueles que acreditam que dois eventos mundiais de tamanho porte trarão boas conseqüências para o Brasil, como o aumento do turismo e de investimentos estrangeiros. Além disso, há a empolgação pelo fato de se poder assistir aos jogos, já que eles estarão acontecendo em nosso próprio país, o que aumenta as chances de poder acompanhar as competições ao vivo.

O fato é que até 2014 e 2016 muitas águas vão rolar. Sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas certamente trará benefícios para o Brasil. Resta ao governo fazer um planejamento de qualidade, para minimizar os impactos negativos que podem vir a ocorrer.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “Você assiste à propaganda eleitoral gratuita?”

Corre pro TeleListas.net e conta pra gente! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário