domingo, 12 de agosto de 2012

Feliz Dia dos Pais!


“Pai, você foi meu herói, meu bandido
Hoje é mais, muito mais que um amigo
Nem você, nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz...”


No próximo domingo, dia 12 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia dos Pais.

A idéia de se criar uma data para homenagear a figura paterna surgiu em 1909, mais precisamente no dia 19 de junho, nos Estados Unidos. Lá, uma norte-americana chamada Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, que havia perdido a esposa e criado corajosamente seus 6 filhos sozinho. Assim, teve-se a ideia de homenagear os pais vivos com rosas vermelhas e os pais falecidos com rosas brancas. A idéia acabou se espalhando pelo país, e em 1972 o presidente americano Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como “Dia do Pai” em todo os Estados Unidos.

Já no Brasil, a data foi instituída em 1953, por iniciativa do jornal “O Globo”. Neste mesmo ano, várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Primeiro, definiu-se que a data seria celebrada no dia 16 de agosto, Dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, ela foi transferida para o segundo domingo de agosto e assim permanece até hoje. Assim, a data varia a cada ano, caindo em dias diferentes do mês de agosto. Em vários outros países, esse dia é comemorado em datas variadas. Em Portugal e na Itália, por exemplo, é no dia 19 de março.

Ser pai é ensinar, proteger e dar todo carinho e atenção que um filho necessita. Eles que são nossos eternos heróis. São eles que nos ensinam os primeiros passos, tanto aqueles que nos ensinam a andar, quanto os que nos ensinam como seguir o caminho da vida. Com eles vivemos momentos únicos e inesquecíveis que ficam guardados para sempre na memória. São eles que nos protegem de todo o mal e de toda a dor, sempre que está ao seu alcance. É com nossos pais que aprendemos as maiores lições da vida e com eles podemos contar quando tudo parece dar errado. Quando ainda somos crianças, suas mãos nos seguram após uma queda ou quando estamos com medo de alguma coisa. Eles dão uma super bronca quando fazemos algo sabidamente errado, mas  também são eles que, em outros momentos, vão dar o melhor beijo e o abraço mais apertado do mundo. Não importa a sua idade: você sempre será uma criança para ele. Uma criança que ele vai proteger e guiar até o último dia de suas vidas.

É por isso e muito mais que este domingo é dia de homenagear essa figura tão importante e especial para todos nós. Beije, abrace apertado, dê um cartão bem bonito, compre um presente que ele adora, chame-o para um programa juntos como nos velhos tempos (que tal aquela pescaria?), prepare um almoço para ele ou leve-o para almoçar no restaurante favorito de vocês. Seja qual for a comemoração, o fundamental é estar do lado do homem mais importante da sua vida e dar todo carinho que ele merece! Afinal, um dia por ano é muito pouco para compensar uma vida inteira de dedicação e amor. Capriche na comemoração! =)

E não esqueça de participar da promoção "Pai, isso dá um filme!" da TeleListas.net. Entre no aplicativo da promoção em nosso Facebook e responda a pergunta: "Se você e seu pai fizessem um filme, que título ele teria?". O vencedor leva um Samsung Galaxy SIII para presentear o paizão. A promoção rola até o dia 31 de agosto. Participe!

Parabéns a todos os pais por natureza, por opção ou por amor: Vocês são verdadeiros heróis.

Feliz Dia dos Pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário