segunda-feira, 2 de abril de 2012

Crianças e livros: um amor que começa desde cedo


Hoje, dia 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. A data é uma homenagem ao nascimento do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, famoso por escrever O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do ReiA Pequena Sereia e muitas outras histórias que fizeram e ainda fazem parte da infância de milhões de crianças pelo mundo. 
Estátua do Hans Christian Andersen no Central Park (NY)
O primeiro contato que uma criança tem com os livros pode (e deve) ser estabelecido dentro de casa, pelos próprios pais. Desde bem cedo é interessante contar historinhas para estimular a criatividade. Existem livretos educativos com desenhos em alto relevo, texturas e cheiros diferentes, pelúcias e até música, especialmente desenvolvidos para atrair a atenção e estimular os pequenos leitores. Até a hora do banho pode ser divertida, com livros infláveis, específicos para essa ocasião.  Se inserido desde cedo e de forma criativa, o hábito da leitura se torna algo natural e prazeroso para a criança. Dessa forma, o amor pelos livros tem tudo para continuar pela vida toda. 
A leitura proporciona o melhor desenvolvimento da criança nos campos psicológico e cultural, sendo um poderoso aliado da educação. Com os livros, ela pode viajar para outros mundos, aprender sobre novas culturas e soltar a criatividade. Além disso, aprende palavras novas e vê a aplicação das regras gramaticais, o que ajuda a conhecer melhor o seu idioma. Quem lê muito também desenvolve um vasto vocabulário e tem um universo de conhecimento maior do que as pessoas que não têm o hábito de ler.
Por isso, é fundamental estimular as crianças, desde pequenas, a frequentar livrarias e bibliotecas. Isso só aumenta o seu desejo de ler e aprender.
Que tal presentear o seu filho ou uma criança que você conheça com um livro bem legal? Passe numa livraria ou num sebo e peça a indicação de uma história adequada para a idade que você deseja. No próprio livro há essa indicação, se você preferir.
Ajude a melhorar a educação das nossas crianças. Leia e ensine os pequenos a ler também!
A TeleListas.net apoia essa idéia. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário