quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sexta-feira Santa

Amanhã é Sexta-feira Santa, também conhecida como "Sexta-feira da Paixão". Este é um dia de importante significado para a religião Católica. Foi nesse dia que Jesus Cristo foi julgado, crucificado, morto e sepultado. Trata-se de um feriado não-fixo que serve de referência para outras datas, como a Páscoa.

A explicação? A Sexta-feira Santa é calculada como sendo a primeira sexta-feira depois da primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril. Explicação complexa, não? E nesse dia, nada de comer carne! Só peixe, frutos do mar e muita salada. Em respeito à morte de Cristo, a carne bovina e a carne de frango devem ser evitadas.

Já virou uma espécie de tradição fazer um prato à base de bacalhau na Sexta-feira Santa. Você pode optar por fazer bolinhos de bacalhau como entrada e uma receita à base de peixe ou camarão como prato principal. Para quem prefere comer fora, há várias opções de restaurantes de frutos do mar. Se você é da turma dos vegetarianos, também é uma ótima opção ir à um restaurante de comidas naturais. Depois, de quebra, você ainda pode passar em uma sorveteria para refrescar desse calorzão que está fazendo. Para quem vai ficar em casa, veja abaixo uma receita de bolinho de bacalhau e outras duas receitas bem gostosas que nós sugerimos como prato principal para essa Sexta-feira Santa.

Bolinho de Bacalhau

- 300g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 3 xícaras de chá de batatas cozidas e espremidas
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 3 ovos
- 2 colheres sopa de cheiro verde picado
- Óleo para fritar

Modo de fazer: Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Com uma colher de sopa, pegue porções de massa (ou faça bolinhas com as próprias mãos), frite em óleo quente até dourar e escorra em papel absorvente.

Moqueca de Peixe e Camarão

- 1 kg de peixe em postas
- 500 g de camarão médio sem casca
- 4 dentes de alho amassados
- 2 cebolas médias em rodelas finas- 4 tomates em rodelas finas
- 1 pimentão amarelo em rodelas finas
- 6 colheres sopa óleo de dendê
- 250 ml de leite de coco
- 2 limões espremidos
- Cheiro verde a gosto
- Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer: Lave bem o peixe e os camarões em água corrente, tempere-os com suco dos limões, alho, sal e pimenta. Em uma panela espalhe as 3 colheres de sopa de óleo de dendê, junte as postas de peixe e os camarões por cima, as rodelas de cebola, tomate, pimentão, o cheiro verde e o restante do óleo de dendê. Cozinhe em fogo baixo até que ferva e deixe mais 5 minutos. Junte o leite de coco, assim que ferver novamente, desligue o fogo e sirva bem quente. Uma dica: em panelas de barro, a moqueca fica ainda mais saborosa. Experimente!

Torta de Bacalhau

- 1/2 kg de bacalhau
- 1 cebola média
- 1 kg de batatas
- 3 tomates
- 3 pimentões
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 3 claras
- 3 gemas
- 3/4 de xícara de chá de maisena
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 5 colheres de sopa de queijo ralado
- 1 xícara de chá de leite
- Azeitonas sem caroço

Modo de Fazer: Deixe o bacalhau de molho na água de um dia para o outro. Escorra, retire a pele e as espinhas e desfie. Misture com a cebola, o tomate e os pimentões, todos picados. Acrescente o extrato de tomate e o sal e misture. Leve ao fogo, refogue no óleo e reserve. À parte, cozinhe as batatas com as cascas, depois escorra e descasque ainda quente. Passe no espremedor e reserve-as. Bata as claras em neve, junte as gemas, a maisena, a margarina, o fermento, o queijo, o bacalhau e a batata. Por último, coloque o leite. Mexa bem. Espalhe azeitonas e asse em forno médio por cerca de 25 minutos. Sirva bem quente.

Fonte: Tudo Gostoso/UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário