terça-feira, 10 de abril de 2012

Chegou a vez do zouk, bebê!

Philip Miha e Fernanda Teixeira
O zouk, ritmo de origem afro-caribenha, chegou para ficar. A dança está super na moda e não para de ganhar adeptos e admiradores. Hoje, escolas de dança do país inteiro recebem todo mês centenas de alunos interessados em aprender esse ritmo sensual. As atrizes Maria Fernanda Cândido e Fernanda Souza já declararam sua paixão pela dança. O ritmo já está tão solidificado que existem diversos congressos e competições nacionais e internacionais. Mas você conhece a história da dança? Sabe onde ela surgiu? Quais os passos mais importantes?

O zouk é um gênero musical originário das Antilhas Francesas (especialmente de Martinica). Ele chegou no Brasil se adaptando a uma antiga conhecida nossa, que fez um enorme sucesso aqui na década de 1980 e 1990: a lambada. Ela é resultado da fusão do carimbó paraense com ritmos importados da América Central, como a cumbia, o mambo e o merengue. Dançada nos forrós desde a década de 1950, a lambada só estourou efetivamente na década de 1980 no Brasil. De Porto Seguro, na Bahia, ela se espalhou para as principais capitais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro. Novelas como Rainha da Sucata ajudaram a disseminar e popularizar o ritmo, que caiu definitivamente no gosto do público. Surgiram até escolas de dança voltadas exclusivamente para a lambada, as lambaterias, além dos inúmeros concursos espalhados pelo mundo no final de década de 80.

Com a saturação e decadência do ritmo na década de 1990, as bandas e músicas desse estilo tornaram-se cada vez mais raras. Os lambadeiros então precisaram procurar outros ritmos como alternativa para continuar a dança. A solução foi encontrada nos ritmos caribenhos, especialmente nas ilhas colonizadas pelos franceses. Daí a denominação “lambada francesa” para esses ritmos, especialmente para o zouk, que se tornou o mais popular deles.

O zouk chegou derivando da lambada, mas apresenta algumas características bem diferentes. Os movimentos zouk são mais leves, lânguidos e sensuais que os da lambada, além de apresentarem um andamento menos rápido e frenético. Na realidade, o zouk brasileiro é uma mistura de ritmos e adaptação de passos para se adequar à nossa realidade. Alguns passos são oriundos da lambada, outros da salsa, soltinho, forró, maxixe etc. O passo básico (para frente e para trás), o lateral (ou corredor), o bônus e o cambret  são os principais movimentos do zouk. É bom que se registre, entretanto, que o zouk dançado em sua terra natal é diferente e não se assemelha à forma brasileira de dançar. O brasileiro pode ser dançado com diversos ritmos: kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk, Zouk R&B, hip-hop, reggaetón e todos os ritmos que tenham a batida forte no terceiro tempo da música. Em outros países como Angola, Cabo Verde, Haiti, Moçambique e Portugal, a dança é conhecida como Zouk Love ou Kizomba e a forma de dançar é bastante diferente da nossa, bem mais lenta. Os movimentos entre os parceiros também são bastante diferentes.

Dentro do zouk brasileiro, existem ainda diferentes estilos, como o tradicional, o flow, soulzouk, o neozouk e o lambazouk, que apresentam algumas variações de movimentos. Alguns dos profissionais mais conhecidos são Adílio Porto, Renata Peçanha, Arkkanjo, China, Mafie Zouker, Philip Miha, Rodrigo Delano, Renato Veronezi, Alex de CarvalhoLídio Freitas e Jorge Peres, dentre outros.

Devido ao sucesso do zouk, tem crescido a cada dia o número de eventos relacionados a esse ritmo, inclusive, com DJ's especializados, como Arkkanjo (RJ), Mafie Zouker (RJ), Daniel LowRider (RJ), Ti Master (RJ), Israel Szerman (DF), K-Yo (Brasília), Allan Z (SP), dentre outros.

Confira abaixo alguns vídeos das diferentes formas de dançar:

Renata Peçanha e Jorge Peres

Mafie Zouker e Evelyn Magyari

Renato Veronezi e Babi Pacheco

Se você se animou e quer aprender a dançar esse ritmo tão badalado, procure uma escola de dança e inscreva-se em uma aula de zouk. Não tem como não se apaixonar! Rico em movimentos leves, sensuais e femininos, o zouk além de charmoso é uma ótima pedida para manter a forma, já que trabalha com inúmeros músculos do corpo. Além disso, ele é um ótimo exercício para melhorar a elasticidade e o alongamento corporal.

Se joga no zouk! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário