segunda-feira, 16 de abril de 2012

Você sabia que hoje é Dia da Voz?




Hoje, dia 16 de abril, é comemorado no mundo todo o Dia da Voz. A data foi criada em 2003 para lembrar ao mundo a importância da voz e da sua preservação, além de ser uma homenagem aos “profissionais da voz” - os fonoaudiólogos.


Algumas doenças podem atingir nossas cordas vocais (responsáveis pela emissão de som da nossa voz) e provocar doenças que nos causam rouquidão ou pigarro. Algumas dessas doenças que causam danos à voz são: paralisia das cordas vocais, câncer na laringe, pólipos, inflamações na garganta e disfonia psicogênica. Sintomas como rouquidão, ardência e dor na garganta, tosse, dificuldades com a deglutição e caroços na garganta podem sinalizar algum problema relacionado às cordas vocais e seus órgãos “vizinhos”. Se você estiver sentindo alguma coisa do tipo, procure um otorrinolaringologista.

Algumas profissões exigem uma boa dicção e uma boa voz. Além disso, algumas pessoas nascem com algum tipo de dificuldade na fala, seja no tom de voz ou na pronúncia de algumas palavras. A disfemia (gagueira) e a voz fanha são problemas na dicção, e apenas um fonoaudiólogo poderá fazer o tratamento indicado. Mesmo quem não possui nenhum problema específico com a fala, pode procurar um fono. Ele vai te ajudar a se expressar de forma mais clara, a pronunciar mais corretamente as palavras e corrigir o anasalamento da voz. Além disso, pessoas que desejam perder um sotaque específico e demasiadamente característico devem procurar um fonoaudiólogo para auxiliá-los nessa tarefa.

Existem alguns cuidados que você pode tomar para manter uma boa saúde bucal. Entre elas estão: não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas em excesso; não beber ou ingerir substâncias excessivamente quentes ou geladas (procure sempre ingerir coisas na temperatura ambiente ou no máximo mornas); beber bastante água; evitar gritar; evitar ficar muito tempo exposto ao ar-condicionado (que resseca as vias respiratórias) e consumir o mínimo possível de café e alimentos muito gordurosos. Com esses cuidados, você ajuda a manter suas cordas vocais saudáveis e impecáveis!

Se você quer treinar sua voz, pode procurar também aulas de canto ou de teatro! Elas são ótimas para treinar e soltar a nossa voz. Fica a dica =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário