segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Stand Up Paddle


 O Stand Up Paddle, modalidade de surf que vem ganhando milhares de adeptos desde o último verão, parece que veio para ficar. São diversas as razões para que o esporte tenha caído no gosto de tanta gente. Para começar, a facilidade de iniciação é grande. No primeiro dia de prática, já se consegue remar e até ficar de pé na prancha. A partir daí, é só curtir e evoluir na modalidade.

Para quem ainda não conhece o famoso SUP - sigla como os moderninhos chamam o Stand Up Paddle - trata-se de uma modalidade de surf onde a pessoa fica de pé em cima de uma prancha larga e alta e, com o auxilio de um remo, desliza pelas águas de praias, rios, lagos e lagoas. Além de fascinar pelo fato de ser um esporte praticado ao ar livre - e, melhor ainda, na praia - o Stand Up Paddle é um esporte aeróbico completo. Trabalha com os principais músculos do corpo e promove uma intensa queima calórica. Para manter o equilíbrio constante, a pessoa precisa manter as pernas e o abdômen contraídos. Além disso, com o uso do remo trabalha-se intensamente os músculos dos braços.

Segundo praticantes e especialistas, o SUP, dentre todos os esportes de prancha, é o que oferece o melhor e mais forte exercício físico. É bom para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente. O surf com o Stand-Up exige muito do corpo e do preparo físico para que o remador consiga surfar as ondas e se virar bem dentro d´água. Você sente trabalhar todos os grupos musculares, os ligamentos e utiliza até princípios da yoga e do Pilates.

O Supsurf, como também é conhecido, já caiu no gosto de vários famosos. Isis Valderde, Suzana Werner, Carolina Dieckman, Marcelo Serrado, José Loreto e vários outros já saíram por ai remando em cima de uma prancha. Para os iniciantes, o mais recomendado é que se procure uma escola de surf antes de começar a praticar o esporte, pois lá você aprenderá a se equilibrar na prancha, fazer manobras e manter a postura certa, além de se aprimorar a ponto de poder inclusive pegar ondas com sua Stand Up.

Quanto aos equipamentos, procure encomendar uma prancha e um remo com as medidas certas para sua altura, peso e objetivo. Pranchas ideais para mar e lago são diferentes, por exemplo. Tudo isso influenciará no seu equilíbrio e no seu desempenho. Procure um profissional ou uma loja de equipamentos de surf e se informe sobre a melhor opção para você.

O custo inicial para começar a praticar o esporte é relativamente alto, cerca de 5 mil reais. Entretanto, não existe uma manutenção fixa e após a aquisição dos equipamentos é só se jogar no mar e curtir! Danos na prancha são extremamente raros nessa modalidade, o que aumenta muito a vida útil do equipamento.

E para você que gosta de esportes radicais e quer se aventurar, no TeleListas.net você encontra o telefone e o endereço de escolas de esportes radicais espalhadas por todo país.

Curtiu? Veja abaixo o vídeo e se anime ainda mais para começar a praticar o SUP! Para maiores informações sobre o esporte, acesse o site de SUP Surf.




Nenhum comentário:

Postar um comentário