quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Somente 3% das pessoas utilizam serviços de armazenamento em nuvem, segundo enquete



Com o avanço da tecnologia e as novas descobertas do mundo digital, há cada vez mais opções de dispositivos móveis onde o usuário pode salvar seus documentos. Há algumas décadas atrás, tínhamos que nos contentar com o disquete, um disco de mídia magnética removível que permitia o armazenamento de dados em uma memória de, no máximo, 5,76 MB (sendo que os mais comuns ofereciam apenas 1.4 MB). Com a mesma estrutura de um disco rígido, eles significavam o pioneirismo na descoberta de dispositivos de armazenamento móvel.

Algum tempo depois, o disquete começou a cair em desuso devido à sua pequena capacidade de armazenamento. Hoje, os computadores modernos sequer possuem driver para disquetes. Eles foram sendo substituídos aos poucos por outras mídias, como o CD, o CD-R, o DVD e o DVD-R que permitiam gravação de dados em formato digital de até 4.7 GB (no caso dos DVDs), além de alguns - os regraváveis - apresentarem a possibilidade de exclusão e regravação dos dados.

Nos últimos anos, a tecnologia criou inovações que possibilitaram o surgimento de dispositivos de armazenamento cada vez menores: pendrives, cartões de memória, micro cartões de memória etc. Com capacidades cada vez maiores - que podem chegar até 256GB - e preços acessíveis, eles foram ganhando popularidade e hoje são utilizados por milhões de pessoas no mundo todo. Isso sem falar nos recém-lançados “dispositivos de armazenamento na nuvem”: serviços online que possibilitam que o usuário salve seus arquivos em uma espécie de “pasta” na web. Serviços como Google Drive, SkyDrive, Dropbox e iCloud, entre outros, oferecem um determinado espaço gratuito, geralmente em torno de 5 GB. Quem deseja espaço maior para armazenar seus arquivos, precisa pagar uma assinatura. A vantagem do uso do “cloud computing” é a possibilidade do acesso aos arquivos de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade do uso de unidades físicas de armazenamento. Inclusive muitos deles possuem versões mobile para serem acessados diretamente dos smartphones.

Para saber um pouco mais sobre o comportamento dos usuários em relação a tantas possibilidades, perguntamos em nossa última enquete:

Quais dispositivos ou sistemas de armazenamento você guarda suas fotos, músicas, documentos e arquivos em geral?

CD. : 159 (25,36%)

Pendrive. : 226 (36,04%)

Nuvem (Dropbox, Skydrive, Google Drive etc). : 21 (3,35%)

Mantenho na memória do computador mesmo. : 221 (35,25%)


Foram 627 votos ao total. Com 36% dos votos, o “Pendrive” ficou em primeiro lugar. Atualmente o mais popular entre todos os dispositivos, o pendrive vem conquistando usuários devido à sua praticidade e preço. Hoje é possível comprar um com uma boa memória por menos de R$ 30,00. Além disso, seu tamanho reduzido e a possibilidade de salvar e apagar arquivos infinitas vezes o tornou o mais “queridinho” dos dispositivos de armazenamento. Em segundo lugar, quase empatando com o primeiro, ficou a opção “Mantenho na memória do computador mesmo”, com 35% dos votos. Isso mostra que, apesar das inúmeras possibilidades de dispositivos de armazenamento existentes hoje em dia, muitas pessoas ainda mantém o hábito de deixar seus arquivos salvos apenas no computador, salvando em memórias móveis apenas o que precisa ser transportado para outra máquina. A alternativa “CD” ficou em terceiro lugar, recebendo 25% dos votos. Com o advento de dispositivos com memórias superiores, o CD acabou caindo um pouco no esquecimento dos usuários, já que também possui a desvantagem de não ser regravável. Em último lugar ficou a opção “Nuvem (Dropbox, Skydrive, Google Drive etc)”, que comprova que a maior parte dos internautas ainda não testou ou não aderiu a esta inovação digital.

O resultado da nossa enquete mostrou que os dispositivos de armazenamento mais tradicionais, o CD, o pendrive e a memória do próprio computador, ainda são os mais utilizados pelos usuários. É bastante provável que, além dos serviços de armazenamento na nuvem, outros meios de armazenamento móvel surjam nos próximos anos e que conquistem os usuários, assim como aconteceu com o pendrive. Tudo é uma questão de adaptação.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “O governo prorrogou o IPI reduzido de eletrodomésticos, móveis, carros e materiais de construção. A medida serve para estimular a indústria e aquecer a economia. Você vai aproveitar esses descontos?”

Entre no TeleListas.net e participe! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário