segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dicas para emagrecer no trabalho


Muitos profissionais têm dificuldade de manter a dieta durante o período em que estão trabalhando, principalmente nos escritórios. O estresse, as longas horas de serviço e as tentações calóricas podem interferir no seu esforço de perder alguns quilinhos.

Ficar 8 horas sentado em frente a um computador é realmente um grande convite ao sedentarismo, que não auxilia em nada na perda de peso e ainda prejudica a saúde. Além disso, outra dificuldade enfrentada por essas pessoas relaciona-se à alimentação durante o período de trabalho. Comer em restaurantes e não ter horários regulares para fazer as refeições são fatores que são grandes inimigos do regime e da saúde.

No entanto, não é porque você passa grande parte do seu dia sentado no escritório que você deve abrir mão da dieta e se entregar ao sedentarismo. Tomando algumas medidas simples você consegue ter uma rotina saudável no seu ambiente de trabalho. Veja abaixo algumas dicas:

1 – Ande sempre com uma garrafa d’água
Hidratar o corpo é fundamental em qualquer dieta, além de ser um dos maiores aliados da saúde. A ingestão de água é necessária pois, durante o dia, em diversas atividades, nosso corpo perde uma grande quantidade de água (seja no suor, na urina, na respiração etc). Essa perda deve ser reposta para que o corpo se mantenha em equilíbrio. Esse líquido possui uma série de benefícios: ajuda a limpar e eliminar toxinas do corpo, previne a celulite, aumenta o poder de concentração e o fluxo de oxigênio etc. Especialistas advertem que precisamos ingerir, no mínimo, 2 litros por dia. Mantenha sua garrafinha cheia e beba água várias vezes ao dia!

2 – Mantenha um estoque de lanches saudáveis
Mantenha na sua gaveta ou em uma geladeira alguns alimentos que podem ser lanches saudáveis para você beliscar durante o dia. Frutas frescas ou secas, barras de cereais, iogurtes, biscoitos integrais e cereais são algumas dicas. Coma de três em três horas e nunca faça uma refeição “morrendo de fome”.

3 – Leve seu almoço de casa
Fazer marmitas em casa e levar para o trabalho é a melhor opção para quem deseja manter uma alimentação saudável e pouco calórica. Almoçar em restaurantes muitas vezes significa abrir mão da dieta e ter que encarar uma comida mais calórica. Além de economizar, levar marmita de casa faz com que você controle melhor o que irá comer. Uma pequena porção de arroz, feijão, carne e salada, por exemplo, lhe garantirá um almoço saudável e dentro da dieta.

4 – Adquira o hábito de tomar chás
Eles são grandes aliados de qualquer dieta. O chá verde, por exemplo, é o mais popular do momento. Conhecido por suas inúmeras funções terapêuticas, como prevenção do câncer e auxílio no emagrecimento, ele é composto por substâncias antioxidantes que diminuem as taxas de colesterol e reforçam o sistema imunológico. Para quem quer emagrecer, o chá verde, quando bebido em infusão, pode ser um potente aliado, uma vez que acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura corporal. Prepare o chá na noite anterior e leve para o escritório em uma garrafinha para ser consumido durante o dia (mas atenção: especialistas não indicam uma dosagem maior que o equivalente a 4 xícaras por dia).

5 – Consuma sementes
Sementes como linhaça e chia, quando misturadas na água, proporcionam um efeito “esponja” que dá a sensação de saciedade no estômago. Você pode comê-las junto com a comida, um iogurte ou bebida. Mas se a intenção é emagrecer faça o seguinte: misture 1 colher de sopa de linhaça ou chia em meio copo de água e beba a mistura 30 minutos antes do almoço. Isso irá lhe proporcionar uma sensação de saciedade e você já chega para almoçar com menos fome, o que lhe fará comer menos consequentemente. Além disso, essas sementes são ótimas para estimular o funcionamento do intestino, o que também auxilia muito na perda de peso.

6 – Exercite-se!
Não é porque você trabalha que dá para usar a desculpa de que não tem tempo para se exercitar. A medicina já comprovou que 30 minutos de caminhada diária já são suficientes para melhorar a saúde. Faça o seguinte: leve um tênis e uma roupa de ginástica e vá direto do trabalho para a academia. Assim não dá aquela preguiça de ir malhar depois de já estar no sofá de casa. O que não vale é ficar inventando falta de tempo para cuidar da saúde!

Siga essas dicas e mantenha a dieta e os hábitos saudáveis também no seu local de trabalho, já que você passa 1/3 do seu dia nele! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário