sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bem vinda Primavera!


Neste domingo, dia 23 de setembro, começa oficialmente a primavera de 2012 no Brasil. Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. Para entender melhor: segundo a astronomia, equinócio é o momento em que a incidência solar é exatamente igual nos dois hemisférios – Sul e Norte. Ou seja, ele incide exatamente sobre a linha do equador e dia e noite possuem a mesma duração. Já solstício é o nome dado quando há uma incidência solar maior em algum dos hemisférios. Por exemplo, diz-se que é solstício de verão no hemisfério sul quando a luz solar incide com maior intensidade sobre este hemisfério (o que ocorre em dezembro, quando é a chegada do verão por aqui).

A primavera, estação das flores, é conhecida por sua beleza e clima ameno. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas, inclusive belíssimas flores. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas (lembra da aula de biologia sobre polinização?). Já em relação às mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando, já que a primavera ocorre logo após o inverno e antecede os dias quentes do verão. O mesmo ocorre com as águas do mar.

Existem algumas espécies de flores que se destacam especialmente nesta estação, tornando-se exuberantes. Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e dama-da-noite são alguns exemplos.

Para aproveitar a beleza da estação, que tal investir em um belo jardim? Hoje isso é possível até mesmo para quem não possui muito espaço! Se você mora em apartamento e acha que é inviável ter seu próprio jardim, está muito enganado. Já ouviu falar em jardins verticais? Eles são a solução para que adora plantas, mas não tem espaço para cultiva-las em grandes áreas. O jardim vertical se encaixa em qualquer lugar da casa e também a qualquer tipo de bolso. Viabilizar uma área verde em casa é bastante simples e saudável. Segundo especialistas, as plantas têm propriedade de interferir positivamente na psique do ser humano e oferecem mais frescor e vitalidade aos ambientes. Além de um recanto da natureza, esse espaço pode se tornar um grande atrativo decorativo, basta usar a criatividade e brincar com as plantas e materiais.


Para criar seu próprio jardim vertical, você pode usar diversos meios: utilizando blocos de cimento próprios para plantio em muros, implantando porta-vasos na parede, utilizando “quadros vivos” (que têm a vantagem de manter as plantas aguadas automaticamente), optando por uma trama com cabo de aço ou utilizando vasos naturais de fibras de coco. Utilizar garrafas pets ou aqueles porta-calçados plásticos de pendurar na parede também são idéias bastante originais e econômicas. Todos os tipos de plantas podem ser utilizados para a construção de um jardim vertical, desde que sejam seguidas as necessidades de cada uma delas. Escolha as mais perenes e fáceis de se cuidar. Painéis verticais com samambaias, orquídeas, chifres-de-veado, brinco de princesa e bromélias são boas opção também, atente apenas para as que são ideais para ambientes internos e externos. Outra sugestão é fazer um mini-canteiro com vários temperos naturais, como alecrim, salsinha, manjericão, sálvia, cebolinha etc, e usá-los para temperar a comida no dia-a-dia. Fica uma delícia!


Siga essas dicas e aproveite a beleza da estação mais florida do ano! =)
 Veja no mural abaixo algumas dicas de jardins verticais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário