quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns São Paulo!

Hoje a cidade mais cosmopolitana do Brasil faz aniversário, completando 458 anos. A maior cidade do Brasil em densidade demográfica e em desenvolvimento econômico nasceu no dia 25 de janeiro de 1554. A história conta que no local, neste dia, foi construído o primeiro Colégio dos Jesuítas. O nome São Paulo veio de uma homenagem ao apóstolo Paulo de Tarso, que havia sido convertido em santo neste mesmo dia pela Igreja Católica. São Paulo esteve presente em alguns dos principais momentos históricos de nosso país, como na época do bandeirantismo, a corrida pelo ouro, o ciclo do açúcar, o ciclo do café e a República Velha, a fundação do Museu de Arte Moderna etc.

Hoje a capital abriga centenas de restaurantes, pizzarias, bares, teatros, cinemas, boates e tudo mais que a maior capital do país tem direito. Recebe milhares de turistas por ano que buscam um lugar com uma grande variedade de opções de lazer, além de empresários de vários países, já que a cidade de São Paulo é conhecida hoje no mundo inteiro devido à sua grande importância econômica.

Além de comemorar o aniversário de sua capital, São Paulo hoje também comemora os 79 anos do famoso Mercado Municipal da cidade, muito conhecido por seus sanduíches de mortadela. Mais um motivo para os paulistanos celebrarem bastante a data de hoje!

Haverá programação em vários pontos da capital. Como o feriado este ano caiu em uma quarta-feira, poucos paulistanos se arriscaram a viajar. Mas o que não vai faltar é opção para aproveitar o dia: a prefeitura organizou uma grande festa, que vai agradar aos mais variados gostos.


Veja abaixo algumas programações da comemoração hoje:

Parque da Juventude: A partir das 10h, o parque realizará passeios pelo trecho de Mata Atlântica do local. Aulas de dança e yoga acontecerão ao longo do dia. Às 18h, haverá o show da banda Paralamas do Sucesso, encerrando as atividades do dia.

Mercado Municipal: A comemoração por seus 79 anos, que se iniciou na noite de ontem, continua hoje. A partir das 11h, haverá a participação de artistas como Grupo Choro Brejeiro, Escola de Samba Rosas de Ouro, Neguinho da Beija-flor e Zerró Santos (da banda Big Band). Haverá também atrações surpresa ao longo do dia. A entrada é gratuita.

Praça da República: Organizado pela secretaria de cultura do município, o show do cantor Ney Matogrosso está previsto para começar por volta das 20h na praça. 8 mil pessoas são esperadas para o evento.

Parque do Ibirapuera: Entre 8h e 18h haverá uma competição de vôlei no local com renomados atletas do Brasil, Áustria, EUA e Canadá, chamada Open Cidade de São Paulo. A entrada é gratuita. Além disso, haverá uma exposição de intervenção artística do artista plástico Guto Lacaz chamada Objetos Flutuantes Não-Identificados no Ibirapuera, no lago interno do parque. Eles percorrerão o lago três vezes: das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 17h às 18h.

Museu do Ipiranga: O museu ficará aberto ao público (entrada franca) das 9h às 17h, expondo os cerca 150 mil itens presentes no local. Além disso, terá início hoje no saguão do museu a 1ª Feira de Publicações do Museu Paulista da USP e o ingresso para a feira custará R$ 6,00.

Sambódromo do Anhembi: Ensaio técnico geral das escolas de samba Águia de Ouro, Pérola Negra, Leandro de Itaquera e Morro da Casa Verde, fazendo uma prévia do Carnaval 2012. Entrada Franca. Início às 16h.

Parque Villa Lobos: Haverá diversos shows no parque no dia de hoje, a partir das 11h30min. Bandas e músicos como Ana Cañas, Mariana Aydar, Tiê, Os Opalas, Max BO, Negra Li, Dexter e Paula Lima se apresentarão no anfiteatro do parque. A entrada é gratuita.

Teatro Sérgio Cardoso: Um concerto com a Orquestra Jazz Sinfônica começará às 21h no teatro. As entradas começarão a ser distribuídas a partir das 19h. Composições de Adoniran Barbosa e Toquinho estarão presentes no repertório.

Vale do Anhangabaú: Shows de Gustavo Lima, Maestro João Carlos Martins, Sampa Crew, Katinguelê, Pixote, Indenso, Eduardo Costa, João Bosco e Vinicius, entre outros. O evento começa às 9h e termina às 21h.

Museu de imagem e som: Uma exposição fotográfica de seis artistas chamada Paulicéia 458, com imagens de São Paulo, começará às 13h no museu e se encerrará às 22h. Às 16h haverá um show com o quinteto Pitanga em Pé de Amora no auditório. Já ás 19h, o som fica por conta da banda 5 a seco.

Centro de Tradições Nordestinas: A banda Forrópoeira coloca os paulistanos para dançar um arrastapé a partir das 22h. Entrada franca.

Turismo de Metrô: O Turismetrô, que ocorre nos fins de semana, também acontecerá nesta quarta feira em homenagem ao aniversário da cidade. Os paulistanos e turistas poderão conhecer vários pontos históricos ao custo de apenas uma passagem de metrô (R$ 2,90). Os passeios acontecerão em dois horários: às 9h e às 14h, com grupos de no máximo 25 pessoas, partindo da estação da Sé.

Biblioteca Mário de Andrade: Haverá uma exposição de 25 artistas plásticos e designers, que vão expor obras de arte em forma de cartazes. A entrada é gratuita e a amostra acontecerá, a partir desta quarta, de segunda a sexta de 8h30min às 20h30min e sábados de 10h às 17h.

Sesc Vila Mariana: Apresentação do músico Marcos Ozzellin, que cantará músicas em homenagem à São Paulo. Início previsto para as 13h30min.

Memorial da América Latina: Contará com uma apresentação de artistas argentinos chamada “Um tango para São Paulo – Viaje al Sentimiento”. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Memorial, a partir das 14h. O show será às 20h, no auditório Simón Bolívar.

Também haverá shows no Horto Florestal, no Parque Ecológico do Guarapiranga e até no Zoológico. A programação completa das comemorações você confere no site da Secretaria da Cultura de São Paulo

E a TeleListas hoje dá os parabéns à cidade e a todos os paulistanos por essa data tão especial!
Beijasso São Paulo! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário