domingo, 8 de janeiro de 2012

Parabéns Fotógrafos! =)


Hoje é Dia do Fotógrafo, o profissional responsável por produzir algumas das mais belas imagens que vemos nas ruas, revistas, livros e etc. A fotografia nasceu no século XIX, em preto e branco. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.

A fotografia é uma arte que conquistou o planeta definitivamente. Vivemos em um mundo seduzido pelas imagens, fotos, outdoors, revistas, jornais. E a fotografia está presente em tudo, em seus mais variados aspectos. Há quem fotografe por profissão ou por hobby. Os fotógrafos profissionais são especializados em fotografar grandes eventos ou situações. Para se tornar um fotógrafo profissional, é preciso procurar algum curso para aprender a dominar algumas técnicas ligadas, por exemplo, à luz, ao ângulo, ao sombreamento, ao foco, ao tempo de exposição, à velocidade do obturador e etc. Um bom profissional entende não apenas de máquinas digitais modernas, mas também e principalmente das antigas máquinas analógicas, onde o fotógrafo precisa ajustar manualmente todas as funções da câmera antes de fazer o click.

A fotografia pode ser dividida em artística e fotojornalística. Entretanto, uma não exclui a outra. O fotojornalismo nasceu com a necessidade de tornar a fotografia um registro do mundo. Existem grandes fotojornalistas brasileiros que são reconhecidos no mundo inteiro por suas fotografias impecáveis e expressivas, como Sebastião Salgado e Evandro Teixeira. Outro ramo importante da fotografia é a de estúdio, muito utilizada em campanhas publicitárias, ensaios fotográficos e como conteúdo de diversos tipos de mídias. O italiano Oliviero Toscani ficou conhecido mundialmente por suas polêmicas fotos para as campanhas publicitárias da marca Benetton. Além dos profissionais, há também os fotógrafos que produzem imagens por hobby.

No site Made In Photo você encontra o trabalho de diversos fotógrafos do Brasil e do mundo. Cada um mais fascinante que o outro.

Parabéns aos fotógrafos do mundo inteiro pelo seu dia!
Obrigada por tornar o mundo mais bonito e interessante aos nossos olhos. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário