segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cruzeiros: embarque nessa onda!


Na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, ocorreu um grave acidente na Itália com o cruzeiro Costa Concordia, um dos maiores e mais luxuosos do mundo. Após colidir com uma grande rocha, o navio afundou, matando seis pessoas e deixando dezenas de feridos.

Após o acidente, muitas pessoas estão assustadas com a idéia de fazer uma grande viagem num cruzeiro. Quase 100 anos após o naufrágio do Titanic, o Costa Concordia afundou e deixou, além das centenas de vítimas, uma dúvida: é possível viajar com segurança num transatlântico? Para tirar suas dúvidas de como funciona um cruzeiro, vamos explicar aqui cada detalhe que você precisa saber sobre uma viagem em alto mar.

Para começar, existem cruzeiros nacionais e internacionais. Há opções para quem deseja conhecer a costa do seu próprio país ou para quem desejar conhecer outros países do mundo a bordo de um navio. A relação custo-benefício de uma viagem dessas é ótima e a melhor escolha é comprar as passagens com antecedência. Os preços são atrativos e quanto antes você comprar, maior o desconto que conseguirá. No Brasil, a partir de R$ 600,00 você faz uma viagem de cruzeiro pela costa da região sudeste. Quanto mais alta for a cabine escolhida, mais cara ela será. As varandas em algumas cabines também encarecem o valor da passagem. Normalmente os preços incluem as refeições (quatro ao dia, sendo: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e as bebidas não-alcoólicas. Bebidas alcoólicas e refeições adicionais devem ser pagas à parte. Muitas companhias oferecem parcelamentos de até 10 vezes sem juros para pagamento da passagem, facilidade que popularizou bastante o hábito de se viajar em alto-mar.

No dia da viagem, as companhias pedem que os passageiros cheguem para o embarque 4 horas antes da partida do navio. Normalmente há uma fila onde você faz o check-in e apresenta sua passagem e seus documentos. Leve RG e CPF originais, além da certidão de nascimento das crianças (também original). Em viagens internacionais, é necessário apresentar um passaporte com validade mínima de 6 meses e visto de acordo com as exigências do país de destino.

Cuidado com as malas: elas devem estar identificadas com seu nome, telefone, nome do cruzeiro e número da cabine. No embarque, você deve deixá-la no armazém de bagagem com algum funcionário da empresa, que a encaminhará para sua cabine. O controle do peso da bagagem não é tão rígido quanto nas viagens de avião, mas tenha bom-senso: as cabines normalmente são pequenas demais para acomodar confortavelmente você e mais 30 kg de mala. O pagamento de despesas à bordo é feito com cartão internacional, dólar ou euro, dependendo do navio. Após o embarque, você receberá um cartão magnético da própria companhia que registrará suas despesas dentro do cruzeiro. Antes de ir embora, no último dia, você receberá um extrato com suas despesas e deverá acertar o pagamento com a moeda em vigor.

Além das paradas nos portos pré-estabelecidos, há diversas atividades de lazer num cruzeiro. Piscinas, saunas, salas de jogos, quadras esportivas, animadores, boates, cassinos, noites de gala, salões de beleza, salas de ginástica, shows, bons restaurantes e free-shops são alguns exemplos. Há uma programação para cada dia a bordo e você deve obter essa informação logo no primeiro dia, para não ficar por fora de nada. À noite, acontecem festas temáticas e baladas dentro do próprio navio.

Normalmente não é permitida a entrada de animais no navio. Portanto se você tem algum bichinho de estimação e não viaja sem ele de jeito nenhum, procure saber com a companhia antes mesmo de comprar sua passagem se você poderá leva-lo. Os cruzeiros contam com serviços de acesso à Internet e telefones. Se você precisar fazer um telefonema, o valor será cobrado em dólar e a tarifa costuma ser mais salgada que as águas que você está flutuando. Há também disponível um serviço de lavanderia, já que é proibido levar ferros de passar na bagagem.

Durante as paradas nos portos, há a opção de se fazer uma excursão no local. Dentro do próprio navio há uma agência de viagens que oferece esse tipo de serviço, o que pode ser uma vantagem já que isso lhe oferece mais comodidade, rapidez e segurança. Os passeios terrestres estilo excursão não estão incluídos no preço da passagem e você precisar pagá-los á parte, em dólar. Entretanto, se o navio ancorar em algum porto e você não quiser conhecer a cidade, você pode ficar dentro da embarcação e aproveitar tudo que é oferecido, pois os serviços continuam funcionando normalmente, mesmo com o navio ancorado (inclusive as refeições).

Para sua segurança, há um Centro Médico a bordo de todo navio. Em caso de mal estar por causa do movimento causado pelo mar, o médico de bordo indicará o medicamento apropriado. Consultas e medicamentos serão cobrados à parte. Você pode adquirir um seguro viagem, pois nesse caso os gastos eventuais a bordo serão reembolsados pela seguradora. Hóspedes que necessitam de medicamentos específicos podem e devem levá-los na viagem.

O número de coletes salva-vidas deve ser igual ao número de passageiros, contando com os tripulantes. É obrigatório que haja um colete salva-vidas por pessoa a bordo, pois em casos de acidente eles poderão ser vitais. Fique atento às informações passadas pela tripulação durante toda a viagem. Em caso de acidente, não se desespere. Procure um colete salva-vidas e mantenha a calma. Aguarde as instruções do capitão do navio e siga-as corretamente.

Apesar do recente acidente com o Costa Concordia, não devemos generalizar e achar que viajar num cruzeiro pode ser perigoso. Há milhares de viagens desse tipo por ano em todo o mundo e acidentes dessa natureza são extremamente raros.

Fazer uma viagem de cruzeiro com a família ou com os amigos pode ser muito divertido. Não perca a chance de conhecer, pesquise preços e programe sua viagem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário