segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dia do Astronauta



Hoje, dia 9 de janeiro, é comemorado no Brasil o Dia do Astronauta. A data é uma homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em 2006 e à viagem do brasileiro Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS), sendo o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

Marcos Pontes foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) através de concurso público e durante oito anos participou de treinamentos na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos). Então, no dia 29 de março de 2006, às 23h:30min, ele decolou para o espaço. Para saber mais sobre Marcos Pontes, visite sua página na Internet.

Falando um pouquinho da história da astronomia, entre os anos de 1957 e 1975 ocorreu no mundo a chamada corrida espacial, que se deu entre EUA e Rússia na época da Guerra Fria. Havia entre esses países uma disputa pela supremacia na exploração e no desenvolvimento da tecnologia espacial, o que gerou grandes conquistas para a humanidade. Em 12 de abril de 1961, o soviético Yuri Gagarin deu uma volta de quase 2 horas ao redor da Terra com a espaçonave Vostok 1 e afirmou que “A Terra é azul”, devido à grande extensão de água presente em nosso planeta que pode ser vista através do espaço. Já em julho de 1969, o astronauta estadunidense Neil Armstrong comandou a missão Apollo 11, que levou o homem pela primeira vez a pisar na lua. Neste episódio, ele citou a célebre frase: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade".

Ser um astronauta é a resposta de muitas crianças quando perguntadas sobre o que querem ser quando crescer. Apesar de ser um sonho relativamente difícil, ele não é impossível. Muitos anos de estudo e determinação são fundamentais para quem deseja seguir essa profissão. Marcos Pontes é a maior prova disso.

Hoje a TeleListas dá os parabéns a todos os astronautas e futuros astronautas, profissionais tão importantes no desbravamento do espaço e na descoberta de informações relevantes para o futuro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário