sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje é Dia de Reis!


Hoje, dia 6 de janeiro, é o Dia de Reis. E todo mundo sabe que esse é o dia de desmontar a árvore de Natal, tirar a guirlanda da porta, desmontar os presépios, recolher o pisca-pisca da janela, etc. Ou seja, dar de vez adeus aos ares natalinos. Mas você sabe o que significa verdadeiramente o Dia de Reis?

Segundo a tradição cristã, 12 dias após o nascimento do menino Jesus (dia 25 de dezembro), três Reis Magos saíram de suas cidades de origem e foram visitar o recém-nascido, levando-o presentes. Baltazar saiu da África e levou um mirra (uma espécie de arbusto); Gaspar veio da Índia e trouxe de presente um incenso, que simboliza a espiritualidade e a fé. Belchior (ou Melchior) partiu da Europa, trazendo ouro para o messias.

Em homenagem aos reis magos, os católicos promovem a Folia de Reis. Nela, grupos de fiéis caminham pela cidade levando a bênção de Jesus Cristo. Além dos três Reis Magos, faz parte do grupo músicos, mestres e contramestres e um palhaço, que faz a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que desejavam matá-lo.

O Dia de Reis é comemorado em diversas partes do mundo. Na Europa, a data se tornou tão importante que virou feriado em todo o continente. Lá, cada país possui uma forma de comemorar a data. Na Espanha, a tradição é que as crianças deixem um sapato na janela cheio de capim, para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar. Em troca, os Reis Magos deixam doces para as crianças. Já na Itália, não há nenhum tipo de comemoração dia 25 de dezembro: apenas dia 6 de janeiro. Nesse dia, a Befana (nome dado à comemoração e a uma bruxa) oferece presentes às crianças.

Entretanto, uma maneira clássica de se comemorar a data que prevalece na maioria dos países, é comendo o chamado “Bolo-Rei”. Dentro dele, fica escondido uma fava ou um outro símbolo representativo qualquer, como uma coroa. A pessoa que encontrar terá um ano “de rei” e deverá pagar o bolo no ano seguinte.

No Brasil, no dia de hoje diversas padarias e confeitarias produzem o Bolo-Rei ou uma rosca, simbolizando a data e mantendo a tradição. No TeleListas.net você encontra a mais perto de você, para não deixar a data passar em branco!

E viva os Reis Magos! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário