2011 foi um ano de muitas polêmicas. Fofocas, projetos controversos, tragédias naturais, declarações de personalidades, crises no governo da presidente Dilma Roussef, escândalos de jogadores de futebol, assassinatos, revoltas anti-governo em diversos países... Enfim, o que não faltou foi polêmica!
A gente perguntou na nossa última enquete no TeleListas.net “Qual foi a maior polêmica de 2011?”. Apesar do grande número de casos, selecionamos alguns que ainda não saíram da cabeça dos brasileiros.
Qual foi a maior polêmica de 2011?
Comentário de Rafinha Bastos sobre o bebê de Wanessa Camargo, que resultou em sua saída do CQC: 462 (32,35%)
Construção da Hidrelétrica de Belo Monte : 227 (15,90%)
Posicionamento do Dep. Federal Bolsonaro sobre homossexuais : 190 (13,31%)
Cartilhas do MEC com erros de concordância:
549 (38,45%)
Foram 1428 votos no total. A disputa entre a cartilha do MEC e o comentário do Rafinha Bastos foi acirrada, mas com 38,45% dos votos a cartilha do MEC com erros de concordância venceu nossa enquete como a maior polêmica de 2011. Em segundo lugar, veio a lamentável frase do apresentador de TV Rafinha Bastos, que afirmou “Que comeria a mãe e o bebê”, referindo-se à cantora Wanessa Camargo. Em penúltimo e último lugar, respectivamente, ficaram a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte (a velha briga entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico) e o posicionamento do Deputado Federal Jair Bolsonaro sobre homossexuais, em que o mesmo se revelou um tanto homofóbico.
Para relembrar, o caso foi que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) distribuiu, através do Programa Nacional do Livro Didático, 485 mil cartilhas a jovens e adultos do ensino fundamental e médio de todo o país contendo dezenas de erros de português, de acordo com a normal culta da Língua Portuguesa. A publicação faz uma defesa do uso da língua popular, ainda que com incorreções. A questão, para os autores, é que não há português correto ou incorreto. Há, na verdade, uma adequação ou não da língua. Por exemplo, é aceitável que se diga “Nós vai comprar pão” ou “Os peixe estão no rio”, pois se trata de uma modalidade lingüística. E há diversos exemplos como estes no livreto. Realmente polêmico, não?
Em nossa próxima enquete queremos saber: “Qual a sua promessa para 2012?”.
Corra para o TeleListas.net e responda! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário