segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dance!


Domingo, dia 2 de novembro, foi o Dia Nacional do Samba, este ritmo tão brasileiro que conquistou o mundo todo e que atrai milhões de turistas para o nosso país no Carnaval.

A dança é uma ótima opção para quem deseja emagrecer, melhorar o condicionamento físico e socializar. Ela tem se tornado uma alternativa para os avessos à academia, que encontram na dança uma motivação para perder peso e ter uma vida mais ativa e saudável. Flexibilidade, força, resistência, concentração e bem estar são alguns dos benefícios proporcionados por essa atividade, que além de fazer bem para o corpo também trabalha a mente.

Devido a tantos benefícios, a dança vem sendo bastante indicada por médicos em diversas situações, tanto para quem deseja emagrecer, quanto para quem procura melhorar a postura ou a elasticidade. Além disso, saber dançar é uma delícia, concorda? Então, que tal se animar, procurar uma escola de dança e aprender um ritmo que você se identifique? Conheça abaixo as aulas de dança mais populares e que mais ajudam você a perder os quilinhos extras.

Danças de salão

As chamadas danças de salão são representadas por diversos ritmos, como: samba, forró, bolero, salsa, soltinho, zouk, tango, merengue, bachata etc. Esses ritmos são dançados a dois e são perfeitos para pessoas que desejam entrar em forma, melhorar o equilíbrio e a coordenação, além de aprender a dançar junto com outra pessoa. Quando o par é um casal de verdade, a dança pode ainda melhorar e até apimentar a relação: a sintonia entre ambos aumenta bastante, pois existe toda uma comunicação não-verbal na dança. Conheça a seguir algumas delas: samba de gafieira, zouk e salsa.

- Samba de Gafieira

Além de trabalhar intensamente abdome, glúteos, coxa e panturrilha, as aulas de samba ajudam a melhorar o condicionamento físico e podem queimar até 500 calorias por sessão. Cada aula dura em média 50 minutos, e acontecem de duas a três vezes por semana. Ideal para quem quer mandar bem no ritmo mais brasileiro que existe e não fazer feio em nenhuma roda de samba.

- Zouk

O zouk, ritmo de origem afro-caribenha, chegou para ficar. A dança está super na moda e não para de ganhar adeptos. O zouk chegou derivando da lambada, mas apresenta algumas características bem diferentes. Os movimentos zouk são mais leves, lânguidos e sensuais que os da lambada, além de apresentarem um andamento menos rápido e frenético. Garantia de uma aula animada, dinâmica e muito sensual!   

- Salsa

As sequências de passos dessa dança latina esculpem as pernas e os glúteos. Além disso, a salsa ajuda a manter uma boa postura, fortalecendo a parte superior do corpo. Você queima muitas calorias durante a aula porque é uma dança bastante enérgica.

Hip Hop

O Hip-Hop combina elementos de jazz com movimentos de dança de rua. Movimentos típicos ajudam a soltar o pescoço, ombros e quadris, dão equilíbrio e, muitas vezes, são acrobáticos. Muitos dos passos são feitos com os joelhos dobrados, e como a aula exige uma movimentação bem intensa, a perda calórica é grande.

Dança do ventre


A dança do ventre envolve teatro e sedução, mas a mistura rítmica dos quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas deixam o treino mais pesado. A dança usa todos os músculos do núcleo do corpo com o mínimo esforço sobre as articulações, por isso é perfeito para pessoas de todas as idades. Além de sensual, essa dança ajuda aumentar a flexibilidade e trabalhar a mente em seu poder de concentração e coordenação.

Ballet

O ballet ajuda a treinar a força e resistência de uma só vez, além de ser uma dança extremamente linda, suave e delicada. A sustentação e os movimentos graciosos permitem construir a força muscular e a resistência, e os saltos queimam as calorias. Enquanto os braços e as pernas da bailarina estão em movimento, o abdômen e as costas ficam responsáveis pela força e equilíbrio.

Zumba

A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços, pois trabalha intensamente os movimentos do corpo. A dança, inspirada nas coreografias latinas e africanas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos, além de aumentar a resistência física e a respiração do aluno.

Sapateado

O sapateado é uma mistura da dança irlandesa com passos africanos, chamados gioube. Todos as batidas de pés ajudam a queimar gordura. A dança faz bem para o coração, resistência, força e equilíbrio geral. Além disso, mantendo o controle de todas essas combinações, a coreografia ajuda a trabalhar a memória e coordenação.

Escolha seu ritmo preferido e descubra como é bom dançar! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário