terça-feira, 25 de dezembro de 2012

55% das pessoas acham que a Rio+20 foi o acontecimento mais importante do Brasil em 2012


O polêmico ano de 2012 já começou deixando milhões de pessoas apreensivas por conta da previsão maia do fim do mundo. Agora, ele está se despedindo, mas deixou vários acontecimentos marcantes que, de alguma forma, mudaram a história do Brasil e do mundo e ficarão pra sempre na memória das pessoas.

No Brasil, personalidades muito queridas pelos brasileiros, como Hebe Camargo, Chico Anysio e Oscar Niemeyer, faleceram. Nosso país também foi palco de um dos eventos ambientais mais importantes da década, a Rio+20, conferência mundial da ONU sobre desenvolvimento sustentável, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Isso sem falar no julgamento dos envolvidos no escândalo do mensalão, uma importante página da história da política brasileira. Falando em política, 2012 foi ano de eleições para prefeito e vereador em todo o país, onde os eleitores tiveram a chance de mudar a realidade de suas cidades através do voto consciente.

Para saber qual desses fatos o brasileiro considerou mais relevante este ano, perguntamos em nossa última enquete:

“Qual acontecimento no Brasil você achou mais marcante este ano?”

O julgamento e a prisão dos acusados do mensalão. : 413 (29,40%)

A morte de personalidades como Hebe e Oscar Niemeyer. : 177 (12,60%)

As eleições para prefeito e vereador. : 39 (2,78%)

A realização da conferência mundial Rio+20 no país. : 776 (55,23%)


Foram 1405 votos ao total. Com 55% dos votos, a opção “A realização da conferência mundial Rio+20 no país” ficou em primeiro lugar em nossa enquete, mostrando o quanto os brasileiros consideraram a realização do evento no país importante. De fato, como se tratava de um evento mundial em que dezenas de figuras importantes da política internacional estavam presentes, nosso país ganhou bastante visibilidade na mídia internacional, o que é bastante positivo. Em segundo lugar, com 29% dos votos, ficou a alternativa “O julgamento e a prisão dos acusados do mensalão”, um fato que parou o país nos últimos meses. Após o escândalo no ano passado, este ano todos os acusados do mensalão, esquema de corrupção que roubou milhões dos cofres públicos, foram julgados e, em sua maioria, condenados. Trata-se de um episódio marcante da nossa política, que será lembrado por muitos anos. Já em terceiro lugar, com 12% dos votos, ficou a morte de personalidades como Hebe Camargo e Oscar Niemeyer, duas figuras importantes que ficarão pra sempre na memória de todos os brasileiros. Em último lugar, com apenas 2% dos votos, ficou a opção “As eleições para prefeito e vereador”, o que mostra que o brasileiro não dá a devida importância para suas decisões políticas, que têm o poder de mudar o destino de sua cidade e país.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “2013 está chegando e muita gente faz planos para o novo ano. Qual é a sua prioridade nesse ano que vai entrar?”


Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário