quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como usar bem o seu 13º salário



No mês de dezembro e janeiro o brasileiro se vê diante de vários gastos financeiros, que vão desde as compras de Natal e Reveillon no fim do ano até os impostos e matrículas no início do ano. Isso sem falar nas dívidas feitas ao longo do ano que passou, e que precisam ser quitadas de preferência antes do novo ano começar, para que não haja o famoso e temido “efeito bola de neve”, onde as dívidas do indivíduo se acumulam a tão ponto que se torna quase impossível pagá-las.

Nessas horas, nada poderia ser mais conveniente do que o recebimento do 13º salário, direito de todo trabalhador com carteira assinada. Com esse dinheiro extra, muita gente consegue quitar suas dívidas, pagar os gastos de fim de ano e ainda fazer uma poupança para o ano que virá. No entanto, infelizmente muitas pessoas não sabem lidar de maneira proveitosa com o 13º, gastando-o de maneira errada.

Veja, a seguir, algumas dicas para usar bem o seu 13º salário:

1 – Pague suas dívidas

Antes de pensar em gastar o dinheiro de qualquer outra forma, procure quitar as dívidas que você possui antes de começar mais um ano endividado. Os economistas são unânimes em afirmar que, se este é o seu caso, esse deve ser o destino do seu dinheiro. Mesmo que não seja possível pagar todas elas, escolha as mais altas e importantes, além daquelas que cobram juros altíssimos por mês/ano, como cheque especial e cartões de crédito.

2 – Poupe para pagar as despesas do início do ano

Segundo os especialistas, apenas o salário do mês de janeiro dos assalariados não consegue pagar todas as despesas que surgem neste mês. IPTU, IPVA, outros impostos e gastos com matrículas (além do ajuste de mensalidade e material escolar) somam valores altíssimos e são um baque nas finanças de qualquer indivíduo. Se for possível, pague os impostos à vista, pois assim você aproveita o desconto oferecido.

Então, antes de sair por aí gastando, não se esqueça que janeiro é um mês bastante dispendioso. Por isso é fundamental poupar uma parte do 13º salário para ser usado com essas dívidas.

3 – Adiante parcelas de prestações

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso o consumidor queira adiantar o pagamento de parcelas de financiamentos que cobram juros, ele terá direito à redução proporcional dos juros e demais acréscimos. Por isso, se ainda sobrou algum dinheiro do seu 13º, uma boa opção é usá-lo para pagar parcelas em aberto, diminuindo o valor que você paga de juros e o prazo da sua dívida.

Normalmente nenhuma aplicação financeira consegue ser maior do que os juros de uma dívida, por isso a pessoa deve preferir quitar dívidas a fazer aplicações que rendam menos, como uma poupança, por exemplo.

4 – Poupe: tenha uma reserva financeira

Se você tem a sorte de não ter dívidas pendentes, conseguiu pagar as despesas de início de ano e mesmo assim ainda restou uma quantia do seu 13º, aproveite para guardar este dinheiro extra. Não gaste com coisas desnecessárias só porque sobrou dinheiro. Ter uma poupança para casos de emergência é muito importante, lembre-se que o novo ano só está começando e você não sabe se precisará desse dinheiro mais tarde.

Para quem vai usar o 13º para começar uma poupança com até R$ 5 mil, o melhor é procurar a caderneta de poupança para fugir das altas taxas cobradas de quem tem pouco capital. Já para quantias maiores, vale a pena pesquisar fundos de investimento que cobrem taxas de administração até 2,5% ao ano, pois o rendimento é satisfatório.


Essas dicas não significam que você não pode usar parte desse dinheiro extra para curtir as alegrias da vida. Mas com as contas em dia, relaxar fica muito mais fácil, não é mesmo?





Nenhum comentário:

Postar um comentário