segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como evitar aquele sono pós-almoço


Todos os dias, depois do almoço, bate aquele sono insuportável que te deixa em “meio cilindro” a tarde inteira? Tendo em vista a rotina de muitos profissionais brasileiros de muito trabalho e pouco descanso, isso é mais que normal. Porém, algumas medidas podem ajudar a combater essa sonolência, e o foco da atenção deve ser a alimentação.
Durante os dias da semana, a quantidade que comemos, principalmente na hora do almoço, deve ser menor – o que ajuda a amenizar a sensação de “preguiça pós-almoço”. Isso porque quando comemos mais do que o nosso organismo precisa, grande parte da energia é usada para a digestão, fazendo com que o metabolismo fique mais lento e, consequentemente, nós também.
As refeições devem ser fracionadas durante o dia em quatro ou cinco porções menores. Isso evita que a pessoa sinta muita fome, coma muito rápido e muito mais do que precisa, dando aquela sensação de cansaço.
Além disso, é preciso ter cautela na hora de preparar o prato. Uma refeição saudável deve ter alimentos energéticos (arroz e macarrão, por exemplo), construtores (carnes e leguminosas) e reguladores (hortaliças, legumes e frutas). Segundo os nutricionistas, os alimentos energéticos devem representar 25% da comida, os construtores também 25% e os outros 50% dos alimentos escolhidos devem ser da classe dos reguladores. Isso define uma alimentação ideal e saudável.

Veja abaixo algumas dicas para adaptar o prato ao seu paladar:
- Gosta de massas? A dica é escolher entre ela ou o arroz. Prefira um molho mais nutritivo e menos gorduroso, como o vermelho.
- Não resiste às frituras? Então, reduza seu consumo a alguns dias da semana. Nestes dias, diminua a quantidade de carboidratos do prato, para compensar.
- Não dispensa um refrigerante? Os de máquina devem ser evitados, bem como os sucos da mesma fonte. O nosso corpo é feito de nutrientes e não de substâncias químicas. Esses produtos são ricos em acidulantes, corantes artificiais, estabilizantes, ou seja, em substâncias que nosso corpo não aceita. Portanto são extremamente prejudiciais à saúde, além de possuírem açúcar em excesso.
- Come sobremesa todo dia? A dica é escolher um dia da semana para fazer isso, pois geralmente as sobremesas são riquíssimas em açúcares, gordura e calorias – substâncias nada saudáveis para o nosso organismo.

Alimentos naturais que dão energia: invista neles!
Alguns alimentos são ótimas fontes naturais de energia, que te ajudam a ter pique para encarar um dia puxado de trabalho e acabar com aquela preguiça depois do almoço. Banana, açaí, chocolate amargo, café e iogurte são boas pedidas. Estão liberados!

Atenção: cuidado com o café!
Se você é daqueles que toma café para fugir do sono, cuidado! O café e o chá preto são ricos em polifenóis e, quando consumidos logo após as refeições, a absorção de nutrientes como o ferro pode ser prejudicada. O conselho é que se espere, no mínimo, uma hora depois do almoço para tomar um cafezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário