segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Concursos públicos: os segredos do sucesso


Todos os anos, dezenas de concursos públicos são abertos no Brasil. Sonho de quem almeja estabilidade na carreira, eles são cada vez mais disputados por milhões de candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam bastante conforme o grau de escolaridade requisitado e o órgão público que oferece a vaga, podendo chegar a mais de R$20 mil.

Alguns dos concursos mais procurados são para a área da Justiça, Receita Federal, Banco Central, Petrobrás e Polícia Federal e Civil, que oferecem os melhores salários. Com a disputa acirrada entre os candidatos, o mercado logo viu que ali havia um bom nicho para se investir: hoje existem dezenas de cursos preparatórios especializados em preparar os candidatos para provas de concursos públicos, sendo alguns deles bem específicos.

Para se conquistar esse sonho, muitos candidatos abrem mão de seus empregos e de sua vida social para dedicar a maior parte de seu tempo aos estudos. Primeiro porque a concorrência é grande e às vezes uma questão errada faz toda diferença na hora de passar ou não; segundo porque o conteúdo costuma ser bastante amplo e complexo, o que torna necessária uma dedicação quase que integral por parte do concurseiro.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar você nesse momento decisivo. Veja abaixo:

1 - Fique atento ao lançamento do edital e leia-o com atenção


É muito importante que o candidato fique atento à data de lançamento do edital do concurso que deseja prestar. Nele estão contidas todas as informações necessárias ao candidato: datas, regras, conteúdo da prova etc. Quando antes você começar a se preparar, melhor. Por isso, se antes mesmo do lançamento do edital você já tiver uma noção do que cairá na prova, comece logo os estudos. Somar conhecimento nunca é demais.

2 - Mantenha-se atualizado

Não se prenda exclusivamente às disciplinas específicas que constam no edital: estar atualizado sobre os acontecimentos do mundo é fundamental para fazer uma boa prova. Se o concurso for para a área da Justiça, por exemplo, acompanhar os julgamentos e os assuntos polêmicos é importante para ficar atualizado com as decisões que podem cair nas provas.

3 - Dê atenção igual a todos os exames do concurso

Não foque em apenas uma disciplina ou em um tipo de exame: em um cenário tão concorrido, é preciso se dedicar a tudo igualmente, aprendendo o máximo possível. Se você acha que não precisa estudar Português, porque já cansou de ver na escola e na faculdade, por exemplo, não se iluda: as questões dessa natureza costumam cobrar bastante dos candidatos. Alguns concursos também exigem que os candidatos realizem testes físicos, como no caso da Polícia Federal. Por isso, é preciso se preparar nesse quesito, mantendo um bom condicionamento físico. Afinal, não adianta passar em primeiro nas provas e não conseguir terminar o teste físico, não é?

4 - Estude as provas anteriores

Essa prática é indispensável para conhecer o tipo de questão que costuma cair, o estilo de correção da banca e não chegar no dia da prova sem saber o que lhe espera. Os exames anteriores podem não conter as mesmas perguntas, porém dão uma boa ajuda sobre o grau de dificuldade e exigência do concurso. Além disso, analise gabaritos anteriores para saber os tipos de “pegadinhas” que costumam cair.

5 - Faça um cursinho preparatório


O ideal para quem deseja prestar um concurso é procurar um curso preparatório, que lhe dará todo direcionamento necessário para estudar da forma correta. Além disso, ter um professor à disposição - e, normalmente, com experiência no assunto - é importante para sanar as dúvidas. Estes cursinhos também costumam oferecer o material de estudo, com apostilas completas e atualizadas sobre as disciplinas que cairão no exame. No entanto, não se pode relaxar e deixar de revisar a matéria em casa também. Só frequentar as aulas não é suficiente para fixar toda a matéria!

6 - Se não puder fazer um cursinho, estude em casa com disciplina

Muitos concurseiros não podem abrir mão do emprego e/ou não tem dinheiro para pagar um curso preparatório, que costuma ser bem caro. Por isso, a dica é ser autodidata: você pode estudar toda a matéria sozinho, basta ter disciplina. Abrir mão de alguns programas com os amigos, estabelecer um horário fixo de estudo por dia (no mínimo 4 horas) e organizar o conteúdo a ser assimilado é fundamental para ter sucesso. Disciplina, dedicação e organização: essas são as palavras-chave do autodidata. Ter um plano de estudos é essencial!

7 - Cuidado com as redações!


Elas costumam dar uma rasteira em muitos candidatos que a menosprezaram na hora de se preparar. Parte importante da nota final, a redação deve receber uma atenção especial: saber se expressar bem, não dar mole na ortografia e na gramática e ter uma bagagem cultural que ajude na hora de escrever sobre o tema proposto são dicas valiosas.

8 - Revise

Nunca deixe uma disciplina “abandonada” muito tempo, achando que já estudou o suficiente para ela. Não corra o risco de esquecer coisas importantes que você aprendeu, mantenha vivo todo o conhecimento adquirido durante meses de preparação. Revise sempre o que já estudou e faça anotações que facilitem essa memorização, como assuntos por tópicos e uso de palavras-chave. Você também pode fazer fichas-resumo.

9 - Tenha paciência e não desanime


Passar em um concurso pode lhe fazer dedicar meses ou até anos da sua vida. Muita gente realiza dezenas de exames até conseguir ser aprovado. O importante é não se sentir desestimulado diante de uma derrota, ela faz parte de uma caminhada para o sucesso. Cada prova realizada deixará você mais maduro e preparado em relação aos outros candidatos. Pense positivo!

10 - No dia da prova

Procure saber previamente o local da prova (onde fica, como chegar etc) e chegue com antecedência no dia do exame. Leve tudo que julgar necessário: água, chocolates, biscoitos, protetores auriculares, várias canetas e lápis etc. O importante é você se sentir seguro. Leia com atenção cada questão e texto até o final e cuidado com as pegadinhas na resposta. Não empaque em uma questão específica: pule para a próxima, cada minuto é valioso. Controle o tempo que levará em cada questão e o tempo restante para o final do exame. Reserve um tempo suficiente para a redação, não a menospreze. Depois que terminar, não fique se martirizando e pedindo a opinião de outros candidatos. É hora de relaxar, esquecer o assunto e esperar pelo resultado.

Siga essas dicas e boa sorte, concurseiro! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário