Os tablets, também conhecidos como Tablets PC, é um
dispositivo portátil, com tela touchscreen, que possui algumas funcionalidades
de um PC e algumas características de smartphones. Eles oferecem acesso à
internet, são compatíveis com centenas de aplicativos, possuem programas de
visualização e edição de textos e imagens, rodam vídeos etc. Sua tecnologia
permitiu inclusive que os usuários usufruam do chamado “e-book”, ou seja, a
leitura de livros inteiros através do dispositivo.
A febre dos tablets surgiu em 2010, quando a gigante
americana Apple lançou o primeiro produto desta categoria, inédito até então:
o iPad. O produto, moderno e inovador, surgiu como um novo conceito em
tecnologia, nem tão PC, nem tão smartphone, apesar de alguns deles até fazerem
ligações telefônicas. O sistema operacional de um tablet é bastante semelhante
ao de um computador, embora tenha suas adaptações para a versão touchscreen.
Após o enorme sucesso do iPad, outros fabricantes passaram a desenvolver
tablets com recursos semelhantes utilizando principalmente o sistema
operacional Android do Google. A Samsung, por exemplo, chegou com força total
no mercado ao lançar seu Samsung Galaxy Tab, que já está na versão 2, assim
como o iPad. Muitas empresas – entre elas a Motorola, Asus, Acer etc – também
desenvolveram suas versões, e hoje o que vemos é uma diversidade de marcas,
preços, e muita competitividade neste mercado.
No entanto, apesar desse dispositivo estar conquistando
milhares de usuários no mundo todo, muita gente ainda não se adaptou e prefere
utilizar o clássico desktop ou um notebook. O primeiro, aquele velho computador
de mesa com teclado, mouse e CPU, ainda possui muitos usuários que não abrem
mão do seu uso. E o notebook, lançado e popularizado há alguns anos atrás, também
possui um público fiel.
Para
saber um pouco mais da opinião dos usuários a respeito desse assunto,
perguntamos em nossa última enquete:
Os tablets viraram febre no Brasil e no mundo, e suas
vendas não param de crescer. No entanto, muita gente ainda não se adaptou e
prefere os bons e velhos computadores. Qual a sua preferência?
Desktop. Por mais
antigo que seja, ainda é o que mais uso. : 146 (20,77%)
Notebook. Gosto de sua mobilidade e do fato dele possuir um teclado, além de seu preço. : 322 (45,80%)
Tablet. Adoro tecnologia e as inovações deste produto (aplicativos, touch screen etc). : 235 (33,43%)
Foram 703 votos ao total. Em primeiro lugar, com 45% dos
votos, ficou a opção “Notebook.
Gosto de sua mobilidade e do fato dele possuir um teclado, além de seu preço”. De fato, muitas pessoas ainda preferem o
“meio termo” entre o computador tradicional e o tablet. Isso porque ele é
prático por ser portátil, assemelha-se com um PC por conta de seu sistema
operacional e atribuições físicas (teclado, mouse etc) e possui um preço
acessível. Esse conjunto de qualidades faz com que o computador portátil ainda
seja o preferido da maioria dos brasileiros. Já em segundo lugar, ficou a
alternativa “Tablet. Adoro tecnologia e as inovações deste produto
(aplicativos, touch screen etc)”, com 33% dos votos, o que mostra que
muitos usuários já estão se adaptando à tecnologia de um tablet. Os números não
mentem: a venda desse produto no Brasil aumentou cerca de 267% este ano. E as
vendas prometem aumentar ainda mais neste Natal. Seu tamanho, praticidade,
portabilidade, funcionalidades, tecnologia, beleza e “status” são alguns dos
motivos que tornaram os tablets grandes sucessos de venda no mundo todo. Em
último lugar na nossa enquete, ficou a opção “Desktop. Por mais antigo que
seja, ainda é o que mais uso”, com apenas 20% dos votos. Ao que parece, embora tenha reinado sozinho
e absoluto nas décadas passadas, o clássico desktop não vai demorar muito a
sair de cena para abrir caminhos para as novas tecnologias que não param de
surgir no mercado. Perdendo cada dia mais usuários, seu fim definitivo é uma
possibilidade no futuro.
Em nossa próxima
enquete queremos saber: “A Apple e a Samsung vivem uma
disputa acirrada para ver quem produz os melhores smartphones. Outras marcas,
como Motorola e LG, também buscam reconhecimento neste segmento. Qual sua marca
preferida?”
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