sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Apenas 20% das pessoas ainda preferem e utilizam os desktops, segundo enquete.



Os tablets, também conhecidos como Tablets PC, é um dispositivo portátil, com tela touchscreen, que possui algumas funcionalidades de um PC e algumas características de smartphones. Eles oferecem acesso à internet, são compatíveis com centenas de aplicativos, possuem programas de visualização e edição de textos e imagens, rodam vídeos etc. Sua tecnologia permitiu inclusive que os usuários usufruam do chamado “e-book”, ou seja, a leitura de livros inteiros através do dispositivo.

A febre dos tablets surgiu em 2010, quando a gigante americana Apple lançou o primeiro produto desta categoria, inédito até então: o iPad. O produto, moderno e inovador, surgiu como um novo conceito em tecnologia, nem tão PC, nem tão smartphone, apesar de alguns deles até fazerem ligações telefônicas. O sistema operacional de um tablet é bastante semelhante ao de um computador, embora tenha suas adaptações para a versão touchscreen. Após o enorme sucesso do iPad, outros fabricantes passaram a desenvolver tablets com recursos semelhantes utilizando principalmente o sistema operacional Android do Google. A Samsung, por exemplo, chegou com força total no mercado ao lançar seu Samsung Galaxy Tab, que já está na versão 2, assim como o iPad. Muitas empresas – entre elas a Motorola, Asus, Acer etc – também desenvolveram suas versões, e hoje o que vemos é uma diversidade de marcas, preços, e muita competitividade neste mercado.

No entanto, apesar desse dispositivo estar conquistando milhares de usuários no mundo todo, muita gente ainda não se adaptou e prefere utilizar o clássico desktop ou um notebook. O primeiro, aquele velho computador de mesa com teclado, mouse e CPU, ainda possui muitos usuários que não abrem mão do seu uso. E o notebook, lançado e popularizado há alguns anos atrás, também possui um público fiel.

Para saber um pouco mais da opinião dos usuários a respeito desse assunto, perguntamos em nossa última enquete:

Os tablets viraram febre no Brasil e no mundo, e suas vendas não param de crescer. No entanto, muita gente ainda não se adaptou e prefere os bons e velhos computadores. Qual a sua preferência?

Desktop. Por mais antigo que seja, ainda é o que mais uso. : 146 (20,77%)

Notebook. Gosto de sua mobilidade e do fato dele possuir um teclado, além de seu preço. : 322 (45,80%)

Tablet. Adoro tecnologia e as inovações deste produto (aplicativos, touch screen etc). : 235 (33,43%)

Foram 703 votos ao total. Em primeiro lugar, com 45% dos votos, ficou a opção Notebook. Gosto de sua mobilidade e do fato dele possuir um teclado, além de seu preço”. De fato, muitas pessoas ainda preferem o “meio termo” entre o computador tradicional e o tablet. Isso porque ele é prático por ser portátil, assemelha-se com um PC por conta de seu sistema operacional e atribuições físicas (teclado, mouse etc) e possui um preço acessível. Esse conjunto de qualidades faz com que o computador portátil ainda seja o preferido da maioria dos brasileiros. Já em segundo lugar, ficou a alternativa “Tablet. Adoro tecnologia e as inovações deste produto (aplicativos, touch screen etc)”, com 33% dos votos, o que mostra que muitos usuários já estão se adaptando à tecnologia de um tablet. Os números não mentem: a venda desse produto no Brasil aumentou cerca de 267% este ano. E as vendas prometem aumentar ainda mais neste Natal. Seu tamanho, praticidade, portabilidade, funcionalidades, tecnologia, beleza e “status” são alguns dos motivos que tornaram os tablets grandes sucessos de venda no mundo todo. Em último lugar na nossa enquete, ficou a opção “Desktop. Por mais antigo que seja, ainda é o que mais uso”, com apenas 20% dos votos. Ao que parece, embora tenha reinado sozinho e absoluto nas décadas passadas, o clássico desktop não vai demorar muito a sair de cena para abrir caminhos para as novas tecnologias que não param de surgir no mercado. Perdendo cada dia mais usuários, seu fim definitivo é uma possibilidade no futuro.

Em nossa próxima enquete queremos saber: A Apple e a Samsung vivem uma disputa acirrada para ver quem produz os melhores smartphones. Outras marcas, como Motorola e LG, também buscam reconhecimento neste segmento. Qual sua marca preferida?”

Entre na TeleListas.net e dê o seu voto! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário