sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Novembro Azul: uma campanha contra o câncer de próstata



Em outubro, foi a vez das mulheres serem alvo de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, batizada de “Outubro Rosa”. Neste mês, dezenas de monumentos em várias cidades do mundo coloriram-se de rosa, lembrando da importância do movimento.

Agora é a vez deles: este mês começou a campanha “Novembro Azul”, que ressalta a importância de conscientizar a população masculina a respeito do câncer de próstata. O projeto tem o intuito de esclarecer, sensibilizar e incentivar os homens a fazerem o exame preventivo. Um diagnóstico precoce é fundamental na hora de combater a doença, que pode causar muito sofrimento para as vítimas. Por isso, o preconceito em relação ao exame de próstata deve acabar de vez, pois só assim milhares de vidas poderão ser salvas quando se trata desta doença.

A Hiperplasia Protástica Benigna (HPB) é uma doença frequente, podendo causar muitos incômodos. Dos homens entre 40 e 50 anos, 10% pode ter HPB. Para os especialistas, a iniciativa é extremamente importante, considerando o aumento da incidência de casos de câncer de próstata no Brasil. Segundo informações do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 62 mil novos casos sejam registrados no país em 2013. No ano passado, foram 54 mil casos. Isso significa que um em cada seis homens com mais de 50 anos desenvolve o câncer de próstata, que entre os homens é o segundo tipo de tumor mais comum, perdendo apenas para o câncer de pulmão, e que pode levar à morte. Sintomas como dificuldade, dor e ardência para urinar e até sangue na urina devem servir de alerta para a procura de um urologista.

Quem tem histórico familiar da doença deve começar a fazer o exame de próstata a partir dos 40 anos, e a recomendação é de que todos os homens acima de 50 anos façam o exame preventivo anualmente. O exame de toque retal complementa o exame de sangue PSA (antígeno prostático), dando um diagnóstico bastante preciso. Mas, infelizmente, por causa do machismo e do preconceito, ainda é muito pequena a parcela de homens que fazem o exame regularmente. Por isso é tão importante uma campanha que conscientize os homens e que acabe de vez com o preconceito em nome da saúde e da vida.

No dia 17 de novembro, data mundial de combate ao câncer de próstata, dezenas de monumentos irão receber uma iluminação azul. A campanha teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro). Além do Brasil, vários outros países do mundo aderiram a este importante movimento.

Homens: cuidem de sua saúde. Façam o exame preventivo!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário