segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Venda de smartphones e tablets no Brasil não para de crescer


Segundo pesquisas feitas pela IDC – a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e Telecomunicações – a venda de smartphones e tablets não para de crescer no Brasil. Os fabricantes já perceberam que possuem aqui um grande mercado no qual vale a pena investir. Para se ter uma ideia, atingimos a marca de 27,3 milhões de celulares vendidos durante os seis primeiros meses de 2012. Deste total, 6,8 são smartphones e 20,5 milhões são os chamados feature phones, aparelhos tradicionais que possuem todas as funcionalidades básicas e têm acesso à Internet, mas que não possuem um sistema operacional.

Comparando os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2011, a IDC concluiu que o mercado de aparelhos celulares de forma geral sofreu uma queda de 16%, e o mercado de feature phones queda de 29%. Porém, os smartphones tiveram alta de 77%. Com este mercado em constante crescimento, a variedade desses aparelhos inteligentes permite que o consumidor opte por aquele que possuir um melhor custo-benefício. E com o aumento da concorrência entre os fabricantes, a tendência é que o preço desses produtos caia significativamente nos próximos anos.

A expectativa da IDC é de que o mercado total de celulares chegue à marca de 62 milhões de unidades comercializadas em 2012. Os aparelhos com sistema operacional devem ter alta de 82%, e os aparelhos celulares tradicionais queda de 21% em relação ao ano de 2011. Ainda de acordo com as previsões da IDC, até 2015 os smartphones devem representar 57% do mercado total de celulares no Brasil.

O mercado de tablets é outro que cresce em um ritmo contínuo e acelerado no país, ao contrário do setor de PCs, cujo crescimento está mais lento. Somente no segundo trimestre de 2012 foram comercializadas 606 mil unidades de tablets no país. A previsão é que até o fim do ano o número chegue à marca de 2,6 milhões de aparelhos e que até 2013 sejam vendidos 5,4 milhões de unidades. Isso significa um crescimento de 275% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número recorde é impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a R$1 mil introduzidos no mercado desde o ano passado, o que, de certa forma, popularizou o produto.

No ranking mundial de venda de tablets, o Brasil saltou da 17ª posição em 2011 para a 11ª em 2012. No entanto, no Brasil ainda são vendidos quatro notebooks para cada tablet. A mesma comparação nos Estados Unidos, revela que para cada notebook vende-se um tablet. Porém, os estudos mostram que é bastante provável que os consumidores brasileiros se adaptem cada vez mais a essas inovações tecnológicas. O barateamento dos preços e as facilidades de compra (formas de pagamento, parcelamentos etc) são alguns dos fatores que explicam por que este segmento cresceu tanto nos últimos anos e ainda deve crescer muito mais.

Se você já possui seu smartphone ou tablet, faça o download do nosso aplicativo, o TeleListas.net Mobile. Ele te ajuda a encontrar o telefone e endereço de tudo que você precisa, bem pertinho de você. Recursos como "Perto de Mim" e "Realidade Aumentada" ajudam o usuário a encontrar os estabelecimentos mais próximos do local onde se está, guiados pelo sistema de GPS do celular. Quer saber mais? Acesse a página do TeleListas.net Mobile!  =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário