segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tatuagem: você conhece seus riscos?


Tatuagens já foram vistas com muito preconceito pela sociedade. No entanto, nas últimas décadas houve uma grande popularização dessa prática, e ter uma tattoo passou a ser cool, um símbolo de modernidade, ousadia e personalidade. Com isso, milhares de pessoas correram para os estúdios de tatuadores para escolher o desenho que ficaria para sempre sobre suas peles. Até hoje, muita gente adora personalizar a própria pele com desenhos com os quais se identifica: símbolos, palavras ou imagens. No entanto, é preciso pensar muito bem antes de tomar essa decisão, pois uma vez feita, a tatuagem é extremamente difícil de ser removida e requer um processo doloroso.

Uma tatuagem é um desenho feito com pigmentos inseridos através de picadas na camada superior da pele. Tipicamente, o tatuador usa uma máquina pequena de mão que atua como uma máquina de costura, usando uma ou mais agulhas para perfurar a pele repetidamente. A cada furo, as agulhas inserem na pele minúsculas gotas de tinta. O processo, feito geralmente sem anestésicos, pode causar sangramento e muita dor, dependendo do local escolhido. Pé, peito e barriga são os locais mais sensíveis, além daqueles muito próximos a ossos e nervos.

 A lei no Brasil em relação a tatuagens não é federal, ou seja, varia conforme as leis de cada estado. Em alguns ela só é permitida em maiores de 18 anos, já em outras pode-se fazer acima dos 16 com a autorização de um responsável. Um fator muito importante é considerar o quanto você quer realmente fazer a tatuagem e, principalmente, pensar se ela não irá causar sérios arrependimentos futuros. Se estiver inseguro, espere um pouco mais antes de fazer. Considere também que, se quiser removê-la, você gastará muito dinheiro com as sessões de laser, e o resultado quase nunca é satisfatório, principalmente se a tattoo for grande. O processo de retirada do pigmento é bastante difícil e doloroso, por isso, muita gente prefere fazer uma outra por cima. Lembre-se também de que tatuar nomes de namorados(as) podem causar sérios arrependimentos no futuro. E, além disso, não se esqueça de que, apesar de a sociedade estar mais liberal com relação a tatuagens, ainda existem empresas e instutuições mais tradicionais que não aceitam funcionários tatuados. Nesses casos, elas podem atrapalhar a conquista de uma vaga.


 Por isso, antes de correr pro tatuador, considere as seguintes coisas:

-    O local da tatuagem (visível ou não)
-    O tamanho da tatuagem
-    O significado do que você está tatuando
-    A possibilidade de se arrepender depois
-    Seu futuro profissional (e a postura da empresa que você almeja em relação a tatuagens)
-    Ganho de peso: alguns locais “deformam” os desenhos quando há ganho de peso.
-    O estúdio de tatuagem escolhido: não economize, procure o melhor e mais confiável.
-    Se você possui predisponibilidade a quelóides ou se é uma pessoa muito alérgica, o que pode causar complicações.

Além disso tudo, fazer uma tatuagem pode causar alguns riscos mais sérios à saúde. Corantes usados nos desenhos, especialmente vermelhos, verdes, amarelos e azuis, podem causar reações alérgicas na pele, como uma comichão no local. Isso pode ocorrer até mesmo anos depois de fazer a tattoo. Podem ocorrer também infecções que causam vermelhidão, inchaço, dor e pus. Em alguns casos, granulomas podem se formar em torno da tinta. Você também poderá estar sujeito à formação de quelóides, áreas elevadas causadas por um crescimento excessivo da pele da cicatriz. Isso sem falar nas doenças transmitidas pelo sangue: se o equipamento utilizado para desenhar a sua tatuagem estiver contaminado com sangue infectado, você pode contrair várias doenças transmissíveis pelo sangue, como tétano, hepatite B e C e Aids. Isto pode ocorrer quando o tatuador utiliza o mesmo recipiente de tinta para mais de um cliente, não esteriliza o equipamento corretamente ou não utiliza agulhas e luvas descartáveis

Entende os riscos e as consequências de se fazer uma tattoo, e quer mesmo assim? Para começar, procure um bom tatuador e tenha certeza do que quer desenhar. Após o procedimento, tome todos os cuidados necessários de higiene e use filtro solar diariamente em cima do desenho. Caso ache que sua tatuagem está infeccionando ou tendo alguma complicação, procure imediatamente um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário