segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 de outubro - Dia Nacional do Livro


 Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia do Livro no Brasil.

A escolha da data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro no Brasil, em 29 de outubro de 1810. Esta foi a primeira biblioteca do país, criada pelos portugueses. Para isso, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por moedas, livros, manuscritos, mapas etc. Até 1914, para usar os materiais da biblioteca era necessário uma autorização prévia por parte do governo, o que dificultava um pouco o acesso da população.

O Brasil passou a editar livros em 1808, quando D.João VI fundou aqui a Imprensa Régia. Assim, o primeiro livro editado e publicado no país foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como uma censura. Somente em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Os livros são uma importante ferramenta de conhecimento e de cultura. Eles nos apresentam um mundo fantástico a ser desbravado, aguçam nossa criatividade, nos inspiram e nos trazem um universo imenso de saber. Assim, trata-se de um meio importante na formação e transformação do indivíduo e deve ser inserido no universo infantil desde os primeiros anos de vida, para que haja o despertar do interesse pelo hábito da leitura. Para isso, comece lendo pequenas histórias e presenteando seu filho com livros adequados para cada faixa etária, mesmo antes da alfabetização. Deve-se ter cuidado para não forçar a barra, desmotivando a criança. É preciso que o interesse seja espontâneo e verdadeiro. Um livro clássico que não pode faltar na infância é “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. Como diria o filósofo Voltaire, “a leitura engrandece a alma”, nos tornando indivíduos enriquecidos de conhecimento. Veja abaixo uma lista de livros super indicados que todo mundo deve ler na vida:

Literatura Brasileira

1-    Os sertões - Euclides da Cunha
2-    Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
3-    Dom Casmurro - Machado de Assis
4-    Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
5-    Macunaíma - Mário de Andrade
6-    Vidas Secas - Graciliano Ramos
7-    Grande Sertão: Veredas - Graciliano Ramos
8-    Gabriela, Cravo e Canela - Jorge Amado
9-    A hora da estrela - Clarice Lispector
10-     O cortiço - Aloísio de Azevedo

Os mais vendidos/lidos do mundo nos últimos 50 anos (Fonte: Yahoo)

1 - Bíblia Sagrada - 3.9 bilhões de cópias
2 - O livro vermelho - Mao Tsé Tung - 820 milhões de cópias
3 - Harry Potter - J. K Rowling: 400 milhões de cópias
4 - O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien: 103 milhões de cópias
5 - O Alquimista - Paulo Coelho: 65 milhões de cópias
6 - O Código Da Vinci - Dan Brown: 57 milhões de cópias
7 - Saga Crepúsculo - Stephanie Meyer: 43 milhões de cópias
8 - E o vento levou… - Margarett Mitchell: 33 milhões de cópias
9 - Think and Grow Rich - Napoleon Hill: 30 milhões de cópias
10 - O Diário de Anne Frank - Anne Frank: 27 milhões de cópias

Ficou com vontade de conhecer um desses clássicos? Que tal comemorar a data de hoje começando a ler um bom livro? Procure a livraria mais próxima e escolha um bem bacana! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário