quarta-feira, 3 de outubro de 2012

54% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou votarão em branco ou nulo





Faltam apenas 4 dias para as eleições para Prefeito e Vereador em 5.566 municípios do Brasil. Como todos sabem, o voto é obrigatório para qualquer cidadão alfabetizado maior de 18 anos. Quem tem a partir de 16 anos também já pode votar, mas o voto é facultativo, assim como para quem tem mais de 65 anos.

Desde o dia 21 de agosto os candidatos vêm fazendo propaganda política obrigatória no rádio e na TV. No entanto, muita gente ainda não sabe em quem votar. Para saber um pouco mais sobre o comportamento dos eleitores, perguntamos em nossa última enquete:

Estamos há 12 dias das eleições para prefeito e vereador nos 5.566 municípios brasileiros. E você leitor, já decidiu em quem vai votar?

Sim, já escolhi meus candidatos. : 470 (45,45%)

Não, ainda não sei em quem vou votar. : 235 (22,73%)

Vou votar em branco ou anular meu voto. : 329 (31,82%)


Foram 1034 votos ao total. Em primeiro lugar, com 45% dos votos, ficou a opção “Sim, já escolhi meus candidatos”. Quase metade das pessoas afirmou que já sabe em quem vai votar no próximo domingo, dia das eleições. Isso é muito importante, pois o voto deve ser consciente, e o cidadão deve ter certeza da decisão que está tomando, já que ela ajudará a definir o futuro de uma cidade. Com 31% dos votos, em segundo lugar, ficou a alternativa “Vou votar em branco ou anular meu voto”, que mostra que a quantidade de votos inválidos nessa eleição deverá ser bastante significativa. Talvez isso possa ser explicado pelo fato de a população estar um tanto quanto desiludida em relação aos políticos brasileiros, pelos constantes escândalos no governo envolvendo propinas, mensalão, caixa dois etc. Dessa forma, ao invés de votar, muitos deles preferem não dar seu voto a ninguém que vá decepcioná-los depois, quando estiver no poder. Já em último lugar na nossa enquete ficou a opção “Não, ainda não sei em quem vou votar”, com 22% dos votos - mostrando que há mais eleitores com intenção de anular o voto ou votar em branco do que indecisos sobre sua escolha.

Lembrando: O horário de votação é de 8h às 17h. Não esqueça de levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte ou carteira de trabalho) e seu título de eleitor. Procure saber seu local de votação com antecedência e leve o número de seus candidatos anotados em um papel, para não esquecer na hora H.

Se, por qualquer motivo, você não puder comparecer no dia da eleição, justifique sua ausência. Basta comparecer domingo em qualquer seção eleitoral e preencher um formulário justificando sua ausência. Quem quiser se antecipar, é só pegar o requerimento em qualquer cartório ou fazer o download no site do TSE. Basta preencher o documento e entregar no dia da eleição em qualquer colégio eleitoral. Quem não puder fazer isso dia 7 de outubro, tem até 60 dias para providenciar o documento. Caso o eleitor não compareça a três votações consecutivas sem justificar a ausência, ele terá o título cancelado, pagará uma multa e será impedido de tirar documentos como passaporte e carteira de identidade. Por isso, se for realmente necessário perder a votação, não deixe de justificar!

Pense bem antes de escolher seu candidato e vote com consciência. Só assim podemos mudar os rumos da nossa cidade.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “Desde a última semana, um assunto está dividindo pais, alunos e educadores: permitir ou não a instalação de câmeras em salas de aula nas escolas. O que você acha disso?”
Acesse o TeleListas.net e dê o seu voto! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário