sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Outubro Rosa e o combate ao câncer de mama


 O mês de outubro já começou e traz consigo o Outubro Rosa: uma campanha mundial de conscientização e combate ao câncer de mama. Durante todo o mês, centenas de cidades do mundo todo - como Rio de Janeiro, Londres e Tóquio - aderem ao movimento e iluminam seus edifícios e monumentos históricos com a luz rosa.

O câncer de mama é o segundo tipo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) indicam que a doença será responsável por mais de 52 mil novos casos até o fim deste ano. Quanto antes o câncer de mama for descoberto, mais chances de cura a paciente tem. Por isso é muito importante fazer o autoexame periodicamente em casa, apalpando os seios com a ponta dos dedos em movimentos circulares (veja a figura abaixo).

Ao realizar o autoexame das mamas, caso você detecte um caroço ou qualquer outra anormalidade, procure seu médico. Apenas ele poderá fazer um exame definitivo e seguro, a mamografia. Entre 2011 e 2012, houve um aumento de 16% na quantidade de exames deste tipo feitos no Brasil - um excelente sinal que mostra que a mulher brasileira anda se preocupando mais com sua própria saúde e se conscientizando a respeito da neoplasia, nome científico do câncer de mama.

Existem alguns fatores de risco que estão ligados a aspectos hormonais, genéticos e idade. Assim, correm mais risco de desenvolver a doença mulheres: que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos; que entraram na menopausa após os 50 anos; que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos; que passaram por terapia de reposição hormonal pós-menopausa por mais de cinco anos ou mesmo aquelas que passaram por radioterapia antes dos 40 anos. Vale lembrar que histórico familiar, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, pode indicar predisposição genética.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam altas, principalmente pelo fato de que a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Em 2010, ela foi responsável por 12.852 mortes. Vale lembrar que o câncer de mama não é uma enfermidade que atinge somente mulheres: embora os casos sejam raros, ela também pode acometer os homens. O tratamento envolve mastologistas, oncologistas, quimioterapeutas e até mesmo psicólogos, em alguns casos.

Para se prevenir, além dos exames de rotina (toque das mamas e mamografia), é necessário ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios físicos com regularidade e não exagerar no consumo de álcool ou tabaco. Além disso, deve-se evitar o sobrepeso, outro fator de risco. E não se esqueça: mulheres com mais de 40 anos devem realizar o exame de mamografia anualmente.

O Outubro Rosa é uma campanha importíssima que pode ajudar a salvar a vida de milhões de mulheres no mundo todo. Quer saber mais? Acesse o site oficial do movimento.

Cuide-se! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário