quarta-feira, 10 de outubro de 2012

88% das pessoas apoiam a instalação de câmeras nas salas de aula


Desde o mês passado, iniciou-se uma calorosa discussão entre pais, filhos e educadores a respeito da permissão ou não de se instalar câmeras em salas de aula. A medida busca aumentar o monitoramento nas escolas, inibindo e punindo comportamentos inadequados, tanto por parte dos professores, quanto por parte dos alunos. Mas aí fica a pergunta: a instalação de câmeras dentro de sala de aula aumenta a segurança na escola ou é uma invasão de privacidade?

Há quem afirme que o uso de câmeras nas salas deve ser justificado e aceito pela maioria. Câmeras de segurança em espaços públicos já são bastante comuns e, de certa forma, realmente aumentam a segurança nesses locais. Muitas vezes, é graças a elas que a polícia consegue identificar bandidos e esclarecer situações, punindo os infratores. Mas quando o uso de câmeras chega dentro das salas de aula, a questão ainda divide opiniões. Até que ponto deve-se observar tão de perto o comportamento de alunos e professores sem que isso atrapalhe a dinâmica da aula?

Para saber mais sobre a opinião da população a respeito deste assunto, perguntamos em nossa última enquete:


Desde a última semana, um assunto está dividindo pais, alunos e educadores: permitir ou não a instalação de câmeras em salas de aula nas escolas. O que você acha disso?

Sou contra. Acho que essa medida afeta a privacidade dos alunos e professores. : 168 (11,75%)

Sou a favor. Acho que elas ajudam a aumentar a segurança nas escolas. : 1262 (88,25%)


Foram 1.430 votos ao total. Em primeiríssimo lugar, com 88% dos votos, ficou a opção “Sou a favor. Acho que elas ajudam a aumentar a segurança nas escolas”. Isso mostra que a maioria esmagadora dos votantes acredita que a falta de privacidade é compensada pelo aumento da segurança gerada a partir da instalação desses equipamentos de vigilância. Elas ajudam a inibir atitudes inadequadas, verificar ocorrências e protegem alunos e professores. Já em segundo lugar, com apenas 11% dos votos, ficou a opção “Sou contra. Acho que essa medida afeta a privacidade dos alunos e professores”, que reflete a opinião daqueles que acham a medida desnecessária, já que até hoje os professores foram capazes de dar conta de tudo que acontece na classe sem precisar de monitoração eletrônica.

Como se vê, este é um assunto que gera bastante polêmica e que ainda deve ser muito discutido para que alunos, professores e educadores cheguem a um consenso.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “As eleições do dia 7 de outubro elegeram, mais uma vez, inúmeros candidatos do meio artístico. O que você acha disso?” 

Entre no TeleListas.net e participe!

Um comentário:

  1. ''Sou a favor da implantação de câmeras em sala de aula, porém se isto for feito com um aviso prévio aos alunos e aos país. Aí entra em debate, se isso provoca a intimidação de alunos e professores durante as aulas, aí a minha opinião novamente é de que isso só ocorrerá no inicio da implantação, ou seja com o tempo nós alunos nos acostumaremos. Só basta imaginar que já existe câmeras em locais públicos, como ônibus coletivos... e mesmo assim a intimides é muito reduzida''.

    ResponderExcluir