quarta-feira, 30 de março de 2011

Acidente nuclear do Japão abre os olhos para alternativas energéticas sustentáveis

No dia 11 de março, o Japão foi atingido por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, o maior registrado na história do país. O tremor também deu origem a um a tsunami que atingiu a costa nordeste.

Já não bastasse tanta tragédia e milhares de mortos, no dia seguinte, uma grande explosão atingiu a usina nuclear de Fukushima, o que acabou ocasionando um acidente nuclear de proporções catastróficas. O incidente foi considerado nível 6, em uma escala até 7, e a radiação liberada já contaminou solo, ar, água.

Com tudo isso, quisemos saber sua opinião sobre programas nucleares no Brasil. 

Você acha que o Brasil deve continuar investindo em energia nuclear?”

-          1586 (67,29%) Acho que não. Existem outros tipos de energia menos prejudiciais ao meio ambiente, como eólica, solar e biodiesel.
-          457 (19,39%) De jeito nenhum. Se houver um acidente, o resultado pode ser catastrófico.
-          314 (13,32%) Com certeza. Apesar dos riscos, acho que vale a pena diversificar a matriz energética.

Com um total de 2357 votos, a grande maioria dos participantes, 86,68%, não deseja que os programas nucleares brasileiros continuem sendo desenvolvidos, devido às chances de sérios acidentes. Preferem, desta forma, que o investimento energético seja feito nas opções mais sustentáveis e menos prejudiciais ao ambiente. Enquanto isso, 13,32% dos votantes acreditam que vale a pena correr o risco em nome da diversificação da matriz energética.

Em termos de energia nuclear, o Brasil conta com três usinas: Angra 1, 2 e 3, localizadas na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no estado do Rio de Janeiro.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil ainda divide sua matriz energética entre fontes poluentes e não poluentes. No entanto, o país tem sido considerado há tempos exemplo em todo mundo no que diz respeito ao uso de energias renováveis. No ano de 2008 a utilização desse tipo de energia dentro da matriz brasileira foi de 45,9%, bem superior à média global, que alcança apenas 12,9%.


Próxima enquete: Na sua opinião, queremos saber se o mandato do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) deve ser cassado, após suas declarações preconceituosas sobre homossexuais e negros em um programa de TV. Vote aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário