quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liberdade de expressão ou preconceito? Deputado gera polêmica e populares apoiam sua cassação.

Semana passada, o programa CQC (Custe o Que Custar) levou ao ar uma entrevista com o Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP- RJ) que deu o que falar. A polêmica em torno do Deputado aconteceu após ele responder perguntas do quadro “O Povo Quer Saber” sobre homossexualidade, cotas e preconceito racial.


Durante todo o quadro, Bolsonaro deixou bem clara a sua posição quanto aos temas. O parlamentar chegou a afirmar que seus filhos não teriam a possibilidade de se tornarem gays, pois ele, como pai presente, deu-lhes boa educação, assim como não correriam o risco de namorar uma mulher negra, pois não viviam em um ambiente de promiscuidade.

Com isso, durante toda a semana, ele foi tanto alvo de críticas, como também foi apoiado em seu direito de liberdade de expressão. Algumas pessoas começaram até uma movimentação no sentido de cassar o mandato do Deputado. Por isso, quisemos saber qual a sua posição sobre o assunto:


“O Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) fez declarações preconceituosas contra negros e homossexuais em um programa de TV. Você acha que seu mandato deve ser cassado?”

- 541 (44,67%) Sim. Inclusive vou assinar a petição popular exigindo a cassação.

- 418 (34,52%) Não. Cada um tem sua opinião, e o parlamentar expressou a dele.

- 252 (20,81%) Sim. Mas não vou assinar a petição. Acho que essas mobilizações não adiantam de nada.


Com um total de 1200 votos, a maioria dos participantes, 65,5%, acha que a cassação do Deputado deveria acontecer, no entanto, parte deles, 20,81% não acredita que a assinatura da petição popular vá dar algum resultado. Em contra partida, 34,5% defendem o direito do parlamentar de expressar sua opinião, seja ela qual for.

Na última segunda, dia 04, o programa CQC apresentou ainda partes da entrevista na íntegra, respondendo as acusações de que a edição do programa teria manipulado o conteúdo, e que o Deputado teria entendido, durante a pergunta de Preta Gil, se seus filhos namorassem gays, e não uma negra.


Veja o vídeo da matéria:



Confira também a nossa próxima enquete: Você utiliza sites de compra coletiva?

3 comentários:

  1. Ele tem liberdade de se expressar, com certeza, mas o fato de ser ele uma pessoa pública, politicamente exposta, não permite que ele expresse suas convicções e pensamentos assim, como quer e onde quer.

    ResponderExcluir
  2. claro que não, se acho uma coisa errada não devemos ter medo de contradizê-la. Por isso o País está como está... pessoas com medo de ir contra o poder! LUTAREI SEMPRE A FAVOR DA MORAL E BONS COSTUMES, SEJA QUEM FOR O PODER!

    ResponderExcluir