sexta-feira, 18 de março de 2011

Zangief Kid e Bullying - Vítima revida e vira hit na internet

No início dessa semana, foi publicado um vídeo na internet onde um estudante australiano de 16 anos, chamado Casey Heynes, reage violentamente após ser provocado com socos contínuos por outro adolescente, reconhecido como Ritchard Gale.

Apesar do vídeo ter sido retirado várias vezes do ar, por mostrar cenas de agressão envolvendo menores, espalhou-se rapidamente pela rede e deu origem a várias outras versões.

O fato é que Casey, apelidado agora de Pequeno Zangief – uma referência ao personagem do jogo Street Fighter - que aplica golpe similar ao que Gale sofreu - conseguiu a solidariedade de milhares de pessoas, sendo consagrado por alguns como símbolo de resistência ao bullying (termo usado para designar repetidos atos de violência física e/ ou psicológica praticados intencionalmente). O rapaz já ganhou páginas no Facebook (Fan Pages), curtidas por mais de 6 mil pessoas, além de um site dedicado a ele.

Confira o vídeo:


Avaliado como um tipo de descriminação e humilhação, o bullying fere também os princípios constitucionais que garantem o respeito à dignidade da pessoa humana. Esses atos de violência ou zombaria são muito comuns entre as crianças e adolescentes em fase escolar - embora também ocorra no ambiente familiar, no trabalho, na vizinhança e também com adultos.

O bullying, que por muito tempo foi visto como “coisa de criança” ou “uma fase da adolescência”, deixou de ser menosprezado e vem se tornando pauta constante entre adolescentes, pais e educadores. As pessoas hoje estão percebendo a importância de falar sobre o assunto, e previnir ações desse tipo, para que suas vítimas não sofram consequências no futuro, como baixa autoestima, problemas de relacionamento, comportamento agressivo, dentre outros. 


Por isso, é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos, e caso seus filhos precisem de tratamento de um profissional especializado, procure um psicólogo.
 

[Fontes: WikipediaO Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário