quinta-feira, 3 de março de 2011

Já é carnaval de Norte a Sul do Brasil


A celebração da maior festa popular do Brasil acontece durante quatro dias e tem sua data calculada a partir da Páscoa - que, convencionalmente, é 47 dias depois da terça-feira de carnaval. 


O início oficial da festividade é daqui a 2 dias; mas a folia já começou faz tempo em muitos lugares do país, e a maioria dos foliões já fez seus planos para aproveitar esse período. Como ficamos curiosos pra saber quais são os seus, perguntamos em nossa última enquete:

“Como você vai passar o seu carnaval?”

-         52,46% Vou ficar descansando em casa mesmo. Odeio carnaval.
-         20,33% Vou viajar pra um lugar mais calmo e aproveitar o feriadão pra relaxar.
-         15,09% Vou ficar na minha cidade e curtir o carnaval de rua.
-         12,12% Vou viajar e aproveitar em uma cidade famosa pela agitação carnavalesca.

Com um total de 1279 votos e um resultado surpreendente, mais de 72% dos participantes não se mostraram muito empolgados com os dias de folia e vão aproveitar o período de folga para relaxar. A parcela que já está com planos mais ousados para curtir o carnaval ficou em 27%. Enquanto cerca de 15,09% destes vão permanecer em suas cidades para curtir o carnaval local, 12,12% irão aproveitar para desfrutar a agitação de famosas cidades carnavalescas.


O carnaval carioca é mundialmente conhecido pelo seu samba e suas mulatas. Além do desfile das escolas de samba – que, no caso do grupo especial, acontece no domingo e na segunda, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí - os cariocas também aproveitam o carnaval de rua. Os blocos são responsáveis por divertir os foliões até um mês antes da data oficial do carnaval, que é quando começam seus ensaios.

Confira, então, um vídeo do Cordão do Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais da cidade que costuma levar mais de 1 milhão e meio de pessoas às ruas:


Apesar das diferenças entre os sambas carioca e paulista, o carnaval de São Paulo também é conhecido pelo tradicional desfile – que, no caso do grupo especial, acontece na sexta e no sábado, no Sambódromo do Anhembi. Em 2010, a Rosas de Ouro cantou o enredo “Cacau: um grão precioso que virou chocolate, e sem dúvida se transformou no melhor presente!" e, alcançando a pontuação máxima (270 pontos), foi a grande campeã do carnaval paulista.

Veja parte do desfile da Rosas de Ouro de 2010:


Sai o samba, entra o axé, e ainda assim a folia continua. O carnaval baiano é conhecido pelas micaretas e pelos circuitos dos trios elétricos. Dentre os grandes nomes da folia baiana estão: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margarete Menezes, Claudia Leitte e as bandas Chiclete com Banana, Jammil e uma Noites e Asa de Águia.


Mais ao norte, encontramos o frevo, a ciranda e o maracatu, ritmos típicos do carnaval pernambucano. As duas principais festas de Pernambuco estão localizadas em Olinda e Recife. Na primeira cidade, os famosos bonecos de Olinda são o marco dos blocos. Com mais de dois metros de altura, cheios de cor e brilho, eles saem pelas ruas junto com os foliões. Já a capital, Recife, conta com o Galo da Madrugada – que entrou para o Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo e, em 2009, arrastou mais de 2 milhões de pessoas para a folia.

Você já ouviu o Hino do Galo da Madrugada? Então aí vai...


O carnaval é uma ótima oportunidade pra conhecer gente nova e interessante. Por isso, queremos saber: Um amor de carnaval pode continuar depois da folia? Você já viveu algo assim? Vote aqui!


[Fontes: Wikipedia- CarnavalWikipedia- Carnaval São PauloWikipedia Galo da Madrugada]

Nenhum comentário:

Postar um comentário