quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

E viva as boas idéias! - Dia do Publicitário.


Hoje, dia 1º de fevereiro, é o Dia do Publicitário, o profissional responsável por grande parte das boas idéias do mundo!
Muita gente possui um certo fascínio pela profissão de publicitário, já que é uma área que mexe com criatividade, emoção e poder de persuasão. Nos anos 80, ela atingiu o auge do glamour e seus profissionais eram considerados estrelas. Todo mundo acredita que o dia-a-dia de um profissional formado em Publicidade e Propaganda consiste em criar campanhas publicitárias para diversos segmentos, fins e instituições. Entretanto, um publicitário pode trabalhar em uma infinidade de segmentos,que vão desde à tradicional criação de campanhas até a criação de novas marcas, conceitos, produtos, trabalhos com pesquisas de campo, avaliação do público-alvo, planejamento, etc.


O curso de Publicidade geralmente tem duração de quatro anos. Alguma faculdades possuem um ciclo básico comum aos cursos de Publicidade, Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas, abrangendo matérias teóricas relacionadas à Sociologia, Filosofia, Psicologia, Economia, Artes, Política, História e Português. Após isso, iniciam-se as matérias práticas mais diretamente ligadas a cada curso e ao dia a dia de sua respectiva profissão.Um profissional formado em Publicidade e Propaganda pode trabalhar com atendimento, criação, gerência de produto, marketing, mídia, pesquisa, produção, promoção de vendas etc.
O publicitário utiliza técnicas para divulgar fatos e informações sobre pessoas, produtos ou empresas, tendo como objetivo vender os produtos ou a imagem do cliente. Também é possível que o profissional atue em meios audiovisuais e que ele redija textos publicitários para a divulgação de algum produto ou serviço de uma marca. O mercado é extremamente amplo e promissor para quem deseja seguir essa carreira, já que como sabemos “A propaganda é a alma do negócio”.


Hoje, com a Internet, o trabalho dos publicitários adquiriu novas vertentes. Com o sucesso crescente das mídias sociais, redes como Twitter e Facebook são objetos constantes de propagandas de todos os segmentos. Uma alternativa rápida, de grande alcance, eficiente e barata para o mundo da propaganda.
A forma como um publicitário percebe os acontecimentos é essencial para desenvolver novas idéias e aplicá-las no trabalho. A principal tendência de mercado na área de publicidade atualmente é oferecer um pacote completo de soluções para o cliente, por isso é muito importante se aprimorar sempre, realizando novos cursos e especializações. Um bom publicitário sabe sempre ter boas idéias (não necessariamente novas), aplicá-las no contexto certo, persuadir clientes indecisos e convencê-los de que uma boa propaganda fortalece qualquer marca. O importante é saber atrair a atenção do cliente para algo interessante que o faça perceber os conceitos da empresa ou produto em questão.


Trabalhar com propaganda, marketing e publicidade significa muitas vezes ter uma grande liberdade de criação, já que se trata de uma carreira que lida diretamente com a criatividade. Por isso, não se trata apenas de lidar com a razão, mas também com a emoção, o carisma, a intuição e o chamado "feeling".

Parabéns hoje a todos os publicitários do Brasil e do mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário