segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

67% dos internautas ainda preferem fazer compras em lojas físicas



A internet proporcionou uma verdadeira revolução no mundo nas últimas décadas. Hoje, praticamente não há nada que não possamos fazer no mundo da web: jogar, conversar com os amigos em tempo real, participar de redes sociais, enviar e-mails, acessar a conta bancária, pagar contas, ouvir música, ver vídeos, postar fotos para compartilhar com o mundo inteiro, fazer buscas sobre qualquer coisa, fazer compras, etc. Ou seja, hoje podemos resolver quase tudo sem sair de casa.

Com o advento do e-commerce, muitas pessoas hoje têm o hábito de fazer compras pela Internet. Alimentos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas de cama, objetos de decoração, cds, dvds, roupas, sapatos, acessórios e uma infinidade de coisas podem ser adquiridas apenas com o seu número de cartão de crédito em um site de vendas online. Inclusive há como comprar coisas no exterior via internet, através de sites especializados na importação.
Entretanto, nem todos os consumidores aderiram a esta prática. E para saber melhor sobre o comportamento das pessoas em relação a isso, perguntamos em nossa última enquete:

O advento do e-commerce (comércio pela Internet) revolucionou a maneira de fazer compras. Entretanto, nem todos os consumidores aderiram a esta prática. Onde você costuma fazer suas compras hoje?

- Internet : 310 (31,47%)

- Lojas físicas : 662 (67,21%)

- Televendas : 13 (1,32%)

Foram 985 votos no total. Com uma grande vantagem de votos (67,21% do total), o hábito de fazer compras através de lojas físicas ainda prevalece. Por falta de costume ou por insegurança de colocar seus dados na rede, a grande maioria das pessoas ainda recorre às lojas físicas para efetuar suas compras. Isso pode ser explicado por alguns fatores, como a falta de acesso à Internet, a falta de confiança no sistema e-commerce (medo de fraudes e clonagens do cartão de crédito) e o fato das pessoas preferirem ver o produto pessoalmente antes de comprá-lo.

Em segundo lugar, com 310 votos representando 31,47% do total, ficaram as compras pela Internet. Apesar disso, mais de 30% das pessoas já possuem o costume de fazer a maior parte de suas compras pelo comércio online, o que era impensável há alguns anos atrás. Isso evidencia o quanto esse mercado está crescendo e promete crescer nos próximos anos, devido à sua eficiência e praticidade. Além disso, os preços para quem compra um produto na internet são extremamente competitivos, pois não há nenhuma despesa com loja física, funcionários, comissões e etc. Assim, vários produtos são bem mais baratos nos sites de comércio eletrônico, o que atrai cada vez mais compradores online.

E em último lugar, com apenas 1,32% dos votos, ficou o hábito de comprar através de centrais de televendas. Este costumeiramente apresenta-se mais caro para o consumidor, já que além do produto ele também precisa pagar a ligação, o frete e etc. Não é um método muito rápido de se fazer compras, já que ele necessita que a pessoa veja uma revista ou assista a um canal de televisão para visualizar os produtos à venda e obter o número da central de televendas.
Em nossa próxima enquete queremos saber: A PM e os Bombeiros de Salvador estão em greve e a cidade vive um caos. Nas redes sociais há boatos da possibilidade de movimentos parecidos em outras cidades. O que você acha dessas paralisações?
Entre no TeleListas.net e dê a sua opinião, ela é muito importante pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário