quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dê uma turbinada na sua memória!


A sociedade hoje sofre cada vez mais com problemas como ansiedade, estresse, tensão e problemas de memória. Tudo está intimamente ligado, e nós sofremos diariamente os efeitos do mundo apressado e caótico que vivemos. O que muita gente não sabe é que a memória funciona como um músculo, que aumenta sempre que exercitado. Quanto mais excitada e acionada, melhor ela funciona. É como se desenvolvêssemos, através do esforço, uma parte importante de nosso cérebro que tem a capacidade de produzir muito mais do que imaginamos.

A capacidade de armazenar informações está ligada a dois fatores: à capacidade física do cérebro de absorver e reter informações e à sua capacidade de organizar informações complexas durante o processo de aprendizagem, o que está diretamente relacionado à inteligência do indivíduo. As informações registradas em nossa memória dividem-se em duas categorias: as de longo prazo, armazenadas na região do córtex que tem uma capacidade ilimitada e a memória de curto prazo, armazenada no hipocampo e que guarda informações corriqueiras do dia a dia, que são descartadas assim que se tornam desnecessárias para nós.

Há, basicamente, 3 maneiras de aprendizagem: o visual, o auditivo e o sinestésico. O primeiro está relacionado às pessoas que aprendem mais facilmente através da linguagem visual, seja lendo textos, escrevendo ou observando ilustrações e gráficos. Já o segundo tipo são as pessoas que tem mais facilidade de aprender através da audição, seja ouvindo alguém explicar alguma coisa ou lendo em voz alta algo que precisa ser memorizado. Já o terceiro grupo é daqueles que aprendem melhor através dos movimentos, de uma forma mais dinâmica e didática.

A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo. Além disso, a organização de informações é imprescindível. A melhor forma de não deixar a memória falhar é exercitando-a, segundo os especialistas.

Separamos aqui algumas dicas bacanas para você dar aquela forcinha para sua memória, evitando que ela se torne falha e preguiçosa.

1 - A alimentação é uma grande aliada. Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória, como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, encontrados em pães, cereais, frutos do mar, frutas, legumes e verduras. Ou seja, o ideal é ter uma alimentação natural. Procure ter uma dieta balanceada e rica em vitaminas que são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores. Beber bastante água também é muito importante, pois provoca a hidratação do organismo.

2 - Exercite a memória com jogos de raciocínio, como xadrez, damas, carteado, caça-palavras, sudoku, palavras cruzadas, etc. Esses exercícios são excelentes para botar o cérebro pra funcionar!

3 - Durma pelo menos 8h por dia. Uma noite de sono é importantíssima para revigorar o corpo e a mente. Além disso, é durante o sono que armazenamos na memória de longo prazo o que foi aprendido durante o dia.

4 - Preste atenção nas coisas à sua volta: a atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações. Além disso, tente fazer análises individuais de situações ou acontecimentos passados e presentes - relacionar assuntos novos com o que já aprendeu e analisar o que está sendo estudado, chegando a conclusões sozinho, ajuda a memorizar o conceito. Faça revisões do que precisa ser gravado, se tiver dificuldade, tente armazenar em forma de música: nossa mente memoriza canções muito mais rápido do que textos escritos!

5 - Use mecanismos mnemônicos: as palavras-chave, por exemplo, são artifícios que auxiliam na memorização de conceitos. Outro mecanismo do mesmo tipo é o sistema visual-simbólico, um modo de memorização através da associação de idéias ou palavras com objetos. Outra dica: exercite a escrita. Ponha no papel as idéias que tem mente. Escrever é uma forma de ampliar seu banco de dados.

6 - Pratique atividades físicas. Elas ajudam a melhorar a capacidade respiratória e, assim, melhora a oxigenação do fluxo sanguíneo para o cérebro. Além disso, meditar é uma ótima opção, pois além de aumentar a percepção, é na meditação que a mente se acalma.

Existem alguns fatores que são extremamente prejudiciais à boa memória. Tensão, privação de sono, má alimentação, ansiedade, sobrecarga de tarefas ou pensamentos, ociosidade, sedentarismo e realizar uma única atividade por muito tempo são exemplos de agentes que atuam contra nosso poder de memorização. Ingerir bebidas alcoólicas em excesso também pode prejudicar a memória irremediavelmente. Não abuse!

É importante lembrar também que não existe nenhum remédio milagroso comprovado pela medicina para estimular a memória. Portanto, não se engane. A melhor maneira de mantê-la em ordem é exercitando-a. Se tiver qualquer sintoma incomum ou uma perda excessiva de memória, procure um especialista.

Siga nossas dicas e dê uma turbinada na sua memória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário